Enfim chegamos ao blog de número 100, e com ele muitas histórias e acontecimentos, estou escrevendo meu último texto como uma promessa que fiz quando estávamos no quinquagésimo, quando chegasse o centésimo iriamos fazer uma festa, e ela seria incrível e com o andar da carruagem viria com um brownie, um banoffee, salgadinhos Torcida sabor Pimenta Mexicana, uma penca de cervejas e provavelmente faríamos o mapa astral de alguém. Infelizmente teremos que ignorar a parte da festa, mas não é por causa disso que esse blog deixa de ser especial, muito pelo contrário, para mim ele se tornou um refúgio e como leitor, editor e às vezes autor tive e tenho o privilégio de ver as pessoas contando suas histórias, não apenas recebendo seus textos, mas acompanhando seu processo criativo, ”você já viu um escritor(a) ler a sua obra, com a entonação que ele(a) queria colocar em cada frase. Vou te falar uma coisa é de arrepiar“. Então para o centésimo blog vou contar para vocês tudo que aconteceu nesse ciclo de tantas histórias.
O começo de tudo
Os primeiros blogs começaram em abril de 2020, naquele tempo o objetivo era abordar uma grande quantidade de assuntos, mas com textos curtos com no máximo 6 parágrafos, todos que queriam escrever tinham espaço no blog para poder compartilhar seus textos e histórias, cada um com seu jeitinho e que claramente poderia ser notado pelas diferentes colocações textuais e o que eu chamo de “tiques do autor”, que nada mais são do que palavras involuntárias carregadas pelos escritores independente do assunto do texto por muitas de suas produções “quando menos você esperar, elas estarão lá!”, nessa época o blog não era usado com tanta frequência e suas publicações demoravam cerca de um mês ou mais para acontecer o que não era um grande atrativo para o público que geralmente preza pela constância das postagens, então ele se manteve como algo que deveria estar ali somente por manter-se funcionando.
Primeiro post do Blog
A tarefa de informar
No final de 2020 ocorreram algumas mudanças, por se tratar de um blog de agência de marketing volta e meia os assuntos apresentavam questões relacionadas como trabalhos ou novidades do maravilhoso mundo da comunicação, falávamos sobre campanhas que realizamos, tendências da área, carreiras, como nosso trabalho funcionava, entre outros assuntos que realçavam a nossa função e o posicionamento da nossa marca, mas de tempos em tempos surgiam alguns assuntos fora da curva como o “Milhões de vasos, nenhuma flor” impossível você saber sobre o que esse blog fala apenas lendo o título o que desperta a curiosidade “e acreditem vale a pena”, assuntos assim que nos fizeram entrar no próximo capítulo da nossa história.
Uma paixão de repente
As pessoas que já trabalharam em uma agência de marketing sabem que o ambiente é bastante volátil, vira e mexe nós vemos pessoas entrando e saindo, novos rostos e histórias, gostos e hobbies, foi por conta dessa diversidade e da grande quantidade de trabalho diária que um problema foi gerado, padronizar os textos, contávamos histórias grandes com mais de 15 parágrafos e na outra semana uma história menor com 5 ou menos o que não era nem um pouco agradável para os leitores, foi então que no começo do ano de 2022 o Valdir assumiu a criação de conteúdos para o blog, por ser o chefe da agência ele não seria um membro volátil e conseguiria produzir o blog com mais qualidade e tempo, além de colocar em prática seus anos de experiência com o marketing, falava de assuntos que ele tinha interesse e que estavam circulando na mídia, além de experiências passadas e assuntos que ele queria aprofundar e ficava completamente apaixonado por escrever e postar os blogs toda segunda-feira.
Virada de chave
Estamos em abril de 2022, e junto a chegada do mês vem a do autor deste blog na agência, o meu primeiro dia foi meio caótico, confesso, mas no final acabou tudo bem, afinal era meu primeiro emprego e eu não fazia ideia de como as coisas funcionavam (e ainda não sei muito bem, mas eu vou levando e fazendo o melhor que consigo), falando mais do primeiro dia era uma terça-feira, ou seja, um dia depois da postagem do blog e o assunto daquele em específico era o mais falado da época, o tapa na cara que o Will Smith deu no Chris Rock na entrega do Oscar “caraaa que tapão, deu pra sentir na alma” eu li o blog e achei o máximo. Mesmo eu não sendo um leitor assíduo de notícias só de livros, afinal eu tinha muito tempo livre sem emprego, encontrei naquela escrita termos diferentes, os detalhes e cuidado para falar das coisas sem mostrar uma opinião que influenciava o leitor e deixavam em aberto o pensamento crítico me cativaram muito, e neste momento eu recebi minha primeira tarefa deixar o blog com o texto justificado já que o Valdir não gostava do texto em escadinhas e ninguém estava conseguindo fazer isso há tempos – sim, eu mudei todos os textos do blog para o padrão justificado, além do o tamanho da fonte para Helvetica Neue 14px e a legenda das imagens em 12px – assim nós criamos o novo padrão do blog e a virada de chave para o que viria futuramente.
A união ascendente
Agora estávamos com o layout redondinho e padronizado, não tínhamos mais textos muito curtos nem compridos demais e podíamos pensar na parte principal de um blog, o assunto. Foi então que criamos nosso primeiro assunto trabalhando em equipe e o tema era “O troco do canguru”, mais um dos blogs que você teria que ler o conteúdo para saber do que se tratava já que o título em si é um gigantesco e chamativo ponto de interrogação. Eu lembro da gente ficar horas discutindo sobre esse blog, fazendo pesquisas nas redes, pesquisando imagens, fazendo montagens e o triunfo do blog “a capa”, quando o Valdir viu aquela capa se movendo ele ficou maluco e mostrava pra todos falando olha a gracinha que esse menino fez, ficou incrível – eu nem sabia que dava para fazer isso – ele disse. E isso se tornou rotina, como nós sempre chegávamos mais cedo, pegavamos um café e já íamos direto para o blog, ele carregava um macbook de 13 polegadas simples e compacto, puxava uma banqueta com detalhes em metal e estofado preto e ali apresentava seu texto da semana que vem, eu tinha algumas responsabilidades para o resultado sair perfeito, primeiro eu lia o blog por completo e ia separando as partes chaves em um caderno, depois baseado nessas palavras buscava imagens que “condiziam“ geralmente quando eram citadas pessoas eu gostava de colocar elas em poses de poder, vai que um dia elas leiam e vejam as fotos delas ali? E por fim unia os dois para deixar o blog redondinho. Com esse trabalho começaram a vir as recompensas, novos leitores passaram a interagir no blog o que gerava ainda mais ânimo para continuarmos criando nossos textos.
Eu lembro de alguns que foram mais trabalhosos e também muito recompensadores o primeiro foi o blog “Se meu fusca falasse”, além das nossas pesquisas pela web, o Valdir teve a ideia de entrevistar um amigo dele da nossa cidade que possuía um fusca, a gente separou umas perguntas diretas e algumas curiosidade gerais, eu liguei para ele e perguntei se poderíamos enviar as perguntas por WhatsApp mesmo para que ele pudesse responder por áudio e no final redigi todas para o blog, o resultado final: estava saindo da academia com o meu amigo e designer da agência Fred quando recebo uma mensagem do Valdir: “ficou do caraio o fusca”, no momento nós começamos a dar risada, mas depois eu senti aquela satisfação do nosso trabalho ter sido bem feito, pensei comigo mesmo que para ele ter dito isso às 20h com certeza deve ter encontrado o amigo dele que elogiou a nossa obra e, no momento, a primeira coisa que veio na cabeça ele me mandou.
Tivemos também um blog que gerou resultados internacionais e pra mim aquilo foi um marco, “Os odores de Weizmann” falava sobre como os sentidos influenciam na decisão das pessoas uma pesquisa do Instituto Weizmann de Ciência, gostamos tanto de escrever ele que resolvemos compartilhar com os pesquisadores via X (antigo Twitter) e fomos respondidos por uma delas, além disso resolvemos aplicar os conhecimentos do blog na prática, Após esse blog, eu presenteei o Valdir com uma Alexa para os sentidos auditivos e um aromatizador com fragrância de baunilha para os olfativos com o intuito de aguçar os sentidos das pessoas sempre que entravam na agência, quando o entreguei seus olhos brilhavam o presente foi um tiro certeiro e o blog um sucesso.
Comemoramos muito essa fase de ascensão o Valdir até comprou um frigobar novo e nele lotou de cervejas e nós da equipe levamos brownie, banoffee, salgadinhos, refrigerantes e sucos, nos reunimos na varanda da agência e escutamos uma boa música, já no final resolvemos fazer mapas astrais e ouvir Oasis, sempre que dava ele colocava Oasis, e lá estava a Alexa mais uma vez tocando Wonderwall, e todos se divertindo.
Fruto da união
Perda
Em Julho de 2022 as coisas estavam indo bem, o trabalho ocorrendo de forma tranquila, a equipe redondinha e muitas ideias sendo criadas, isso animou a todos ainda mais e no início da terceira semana do mês o Valdir nos chamou para mostrar um evento que estava acontecendo no Centro de Santos, tinham várias exposições focadas na nossa área que ocorreriam no decorrer da semana e ficavam muito perto da gente já que nossa agência também estava localizada no Centro, então ele disse que cada um poderia escolher uma exposição para ir no horário do expediente e foi o que fizemos, como um dos temas que queria tratar no blog era animação ia ter uma palestra do dinamarquês Morten Thorning falando sobre como as artes gráficas transformam cidades, e lá fui eu e Fred, meu fiel escudeiro, assistimos diversas animações aquele dia, e uma palestra super inspiradora para os amantes de filmes animados. Assim que Morten se despediu olhei para trás e lá estava ele, sentado em um dos assentos do belo teatro Guarany com um fone de tradução simultânea já que a palestra era em inglês prestando atenção em cada detalhe para em breve escrever seu texto e na segunda-feira ser publicado.
A semana continuou e cada membro da equipe foi escolhendo as palestras que mais se encaixavam com seus gostos, mas o Valdir ia em várias era difícil ter que escolher uma no meio de tantas apresentações de grande peso cultural e para completar toda noite acabava com um show, e o de quinta-feira era da Maria Rita a equipe da agência compareceu em peso, infelizmente não pude participar desse dia, mas todos falaram que foi uma experiência incrível, todos se divertiram muito e aproveitaram a música até tarde da noite.
No dia 22 de Julho estávamos juntos novamente para mais um dia de trabalho, o evento ainda acontecia e a noite teria o show da Paula Lima, como todos estavam bem cansados da noite anterior decidimos por não participar das apresentações e focar na criação, passamos uma boa parte do tempo tentando recuperar a senha do Facebook do Valdir e rindo muito tentando desvendar quais eram os possíveis comentários que ele tinha feito nas fotos dos amigos. “Health Brother” era uma das opções e nós caímos na gargalhada, até que em um certo momento entraram duas mulheres desconhecidas – para a equipe – na agência, uma delas era Renata sua mulher e a outra Carol sua filha, ele fez questão de nos apresentar para elas e falar uma característica marcante da nossa personalidade, ele também mostrou para elas a agência e a bela vista do porto de Santos, como eles iriam ao show juntos a noite e nós ainda estávamos na metade do expediente, a permanência delas na agência foi muito curta, e logo foram desbravar o evento e suas apresentações, algumas horas depois o Valdir foi encontrá-las, ele se despediu da equipe, colocou o seu casaco de couro que usava para pilotar sua moto, disse o seu último “Bye, Bye People”, na porta parou para olhar para a equipe mais uma vez e se foi dando o último adeus.
Manter o legado
Estavamos sem chão, todos os planos que tinham sido feitos, as ideias criadas, qual seria a próxima história do blog e o próximo grande projeto tudo agora era uma incógnita. Não sabíamos o que iria acontecer mas tínhamos uma equipe boa e unida, um sonho de transformar a agência em algo grande e eu tinha o dever de manter o blog vivo. A Tati, mídia e atendimento da agência era amiga mais próxima da família e já tinha trabalhado com o Valdir há mais de 15 anos, ela reconheceu o desejo da equipe e seu objetivo de continuar o trabalho do seu melhor amigo e foi conversar com os familiares. Voltamos ao trabalho no dia 26 de Julho de 2022 ainda muito perdidos, foi uma experiência nova para todos. A Renata assumiu a direção da agência, ela não tinha muitos conhecimentos relacionados ao marketing, mas entendia de administração, então a equipe inteira, mas principalmente eu e a Nyna assumimos a responsabilidade de criar um novo planejamento da agência, elaboramos tudo, mas no final tinha uma questão que ainda me pegava, o blog.
Tínhamos perdido nossa peça principal, e como era um dos meus deveres tive que pensar rápido para que não ficássemos em branco, então resolvi levar o que está escrito no banner da nossa página do blog ao pé da letra “Pessoas diferentes, com interesses diversos, falam sobre tudo “, peguei uma agenda e na reunião falei temos os dias x,y e z, quem vai escrever e qual data? Foi bem democratico, eles podiam escolher uma das datas que no caso eram todas as segundas-feiras do mês, podiam escolher o tema do texto, criamos até capas personalizadas, em troca eles só teriam que escrever o texto, e eu posso dizer que foi um período de descobertas no blog. As pessoas escreveram seus textos e todas disseram que gostaram de fazer, embora o ritmo de cada um fosse diferente, nós conseguimos criar algo que influenciava internamente a nossa agência, mais pessoas participavam diretamente do blog, tínhamos o autor, o editor de texto, o criador das capas e quem postava no site, ali encontramos o mecanismo perfeito para manter o legado e seguir adiante tudo que havia sido construído.
O legado continua
A nova era do Blog
No decorrer de sua história o blog passou por diversas mudanças e hoje eu entendo que isso seja um fluxo natural das coisas, o ser humano para evoluir precisa se adaptar às novidades e as demandas, não podemos dizer como as coisas serão no fim do dia, tampouco em um período maior de tempo, mas uma coisa é certa, o blog da V&Young sempre será um lugar para escrever novas histórias e relembrar das pessoas que já passaram por aqui, mesmo que por enquanto ele esteja quase totalmente dedicado a assuntos de marketing e novidades relacionadas a este universo.
Com o lançamento do centésimo blog o meu sentimento é de dever cumprido, conseguimos fechar um ciclo de grandes histórias e notícias, e eu agradeço por ter conhecido pessoas incríveis que me fizeram mudar minha visão sobre a leitura de maneira geral podendo participar diretamente da criação, e com certeza saudades do meu amigo e parceiro de blogs Valdir Lanza por me oferecer a grande oportunidade de trabalharmos juntos e me proporcionar grandes memórias.
Uma resposta
Impossível não se emocional em cada parágrafo, parabéns pelo 100º blog! 😀