Os 5 sentidos na prática
Audição
A audição, junto com o olfato, é uma ótima ferramenta de associação subjetiva. Lembra das tradicionais músicas de elevador? Elas funcionavam para transformar a experiência, que por muito tempo foi nova, em algo mais agradável. Afinal, a ideia de permanecer alguns segundos dentro de uma “caixinha” poderia parecer um pouco desconfortável. O mesmo acontece nas tão citadas salas de espera: nada mais chato do que aguardar por um serviço em um local completamente silencioso.
Uma boa estratégia de estímulo da audição é criar playlists pensando no seu público. Se o seu target são jovens, capriche nas músicas e bandas do momento. Se estamos falando de executivos importantes, coloque uma playlist serena. Não seria legal num ambiente médico ou jurídico, tocar uma música mais forte tipo sertanejo. Volume e disposição das caixas de som também devem ser estudados para não incomodar o ambiente. O ambiente deve privilegiar o negócio. Na dúvida, toque música instrucional.
Olfato
Paladar
Tato
Visão
Como o marketing sensorial e o neuromarketing estão conectados
Quais são os principais benefícios e por que adotar a estratégia
- criar vínculos emocionais com o consumidor;
- explorar os produtos além do óbvio;
- estimular o desejo de compra, sem a necessidade de “empurrar” produtos;
- fidelizar e encantar clientes;
- desenvolver uma identidade (e unidade da marca) inovadora e única.
O cheiro da marca e as demandas de mercado
Oportunidades do Marketing Olfativo
Museu do Perfume, Gramado-RS
Use e abuse do poder da aromatização em seu favor
Tempo de permanência
Estimular a curiosidade
Influência no comportamento
Fidelização de clientes
Notoriedade da marca
Produtividade aprimorada
Marketing Olfativo em números
Além do Marketing Olfativo
Um cheiro agradável e uma paleta de cores podem fazer a diferença!
Mas, como acertar no tipo de essência que se deve usar sendo que, na verdade, tem que agradar todos os clientes através dela? Todo e qualquer negócio possui um segmento, um tipo de produto que é comercializado, um certo público alvo e etc. Antes de mais nada, você deve ter em mente que tipo de pessoa você atende (homem, mulher, adulto, criança, idade, classe em que encaixa, região…), após isso, você precisa saber o que ele busca ao comprar ou frequentar o seu estabelecimento (status, alimentação, conforto, bem-estar).
Nesse momento, você já está moldando o tipo de fragrância que casa com o ambiente que você está criando para o seu cliente. Imagine o seguinte exemplo: Você possui uma barbearia e está pensando em investir em marketing olfativo. Por ser uma barbearia, ambiente que atende homens com a idade variável entre 25 até 55 anos, a essência que indicamos indica a família olfativa amadeirada, algo seco e bem marcante…
Da mesma forma que uma aromatização bem planejada pode ajudar, uma aromatização que não converse com o ambiente pode prejudicar a permanência de seu cliente no local. No exemplo da barbearia, imagine que o dono prefira usar uma essência floral e extremamente doce. Qualquer pessoa, sabendo ou não do uso do marketing olfativo, sabe quando algo a incomoda em um lugar, muitas vezes incomodando ao nível de ir embora da loja sem comprar o produto que chamou a sua atenção, uma perda e tanto.
Os Estudos do Instituto Weizmann
Weizmann Institute of Science
Chaim Weizmann, Fundador do Instituto
Do grupo recrutado , foram recrutados 20 pessoas com idade entre 22 e 39 anos (10 homens e 10 mulheres) para a fase presencial do estudo. Os voluntários tinham que dormir duas noites com camiseta 100% algodão, tomando banho com sabonetes sem usar desodorante e/ou perfume na hora de dormir. Depois da 1ª noite, a camiseta era colocada numa sacola plástica fechada e, na segunda noite ia novamente para uma sacola e entregue ao laboratório. O passo seguinte foi utilizar um nariz eletrônico. Trata-se de um aparelho já existente, muito empregado nas indústrias de alimentos e cosméticos para analisar novos produtos.
Is there chemistry in social chemistry?
— Inbal Ravreby (@IRavreby) June 25, 2022
When we click with someone and immediately become close friends?
Thrilled to share our new @ScienceAdvances paper, “There is chemistry in social chemistry”:https://t.co/IoDWKXUVGj
Together with Kobi Snitz and Noam Sobel, @WeizmannScience pic.twitter.com/RckTE7m7Q3