Campanhas notórias #1: X Vermelho
- Carolina Mulero
- julho 13, 2020
- 11:04 am
- No Comments
Um X vermelho já teve muitos significados: a localização de um tesouro, uma questão errada em uma prova ou até mesmo alguma coisa que é proibida. E apesar de não ser nenhuma novidade ou um ícone inovador, a semiótica e a força da comunicação permitiram que ele tivesse um novo significado: o de esperança para milhares de mulheres.
O período de distanciamento social trouxe uma realidade difícil, mas que se intensificou durante os tempos de pandemia: a violência doméstica contra mulher. O isolamento permitiu que muitas agressões fossem praticadas de maneira mais sigilosa. Para combater essas tristes estatísticas, a campanha do X Vermelho foi criada. A iniciativa é bem simples: ela recomenda que mulheres que estão sendo vítimas de violência marquem com um batom ou uma caneta um X vermelho na palma de suas mãos ao sair de casa, e que elas a exponham para alguém em ambientes como farmácias ou mercados. A ideia é que elas possam denunciar os abusos de maneira discreta, mesmo que o companheiro esteja junto delas nesses espaços. Ela pode por exemplo fingir que vai solicitar uma informação e apresentar o X. A recomendação é para que os funcionários chamem a polícia de maneira sigilosa imediatamente.
A campanha viralizou rapidamente, e isso nos traz uma reflexão sobre o quanto as campanhas de cunho social devem ser bem estruturadas, e o quanto elas podem impactar a vida de muitas pessoas. A publicidade é uma ferramenta de transformação capaz de transformar um símbolo tão simples quanto um X vermelho em uma forma de salvar uma vida, e isso diz muito sobre o quanto a propaganda segue mais firme do que nunca.
@Carolina Mulero
Publicitária e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual, apaixonada por música, cinema, animação, animais e claro, comida!
Superstições de Réveillon: Você tem a sua?
Pular as sete ondas É só o final do ano se aproximar para as superstições começarem, todas voltadas a garantir que o ano seguinte seja
O efeito das campanhas publicitárias de Natal
O Natal se aproxima, e isso significa que estamos em uma época do ano em que diversas empresas de diferentes segmentos produzem uma espécie de
Minissérie “Senna” estreia amanhã nas telas da Netflix e conta com grande publicidade
A trajetória do maior piloto de Fórmula 1 do Brasil, e talvez do mundo, chega amanhã à Netflix. No ano que marca os 30 anos
Gostou dos nossos serviços?
Entre em contato
Avenida: Ana Costa, 374, 112
Siga nossas redes
Êxodo © 2019. Todos os Direitos Reservados.