Campanhas notórias #1: X Vermelho
- Carolina Mulero
- julho 13, 2020
- 11:04 am
- No Comments
Um X vermelho já teve muitos significados: a localização de um tesouro, uma questão errada em uma prova ou até mesmo alguma coisa que é proibida. E apesar de não ser nenhuma novidade ou um ícone inovador, a semiótica e a força da comunicação permitiram que ele tivesse um novo significado: o de esperança para milhares de mulheres.
O período de distanciamento social trouxe uma realidade difícil, mas que se intensificou durante os tempos de pandemia: a violência doméstica contra mulher. O isolamento permitiu que muitas agressões fossem praticadas de maneira mais sigilosa. Para combater essas tristes estatísticas, a campanha do X Vermelho foi criada. A iniciativa é bem simples: ela recomenda que mulheres que estão sendo vítimas de violência marquem com um batom ou uma caneta um X vermelho na palma de suas mãos ao sair de casa, e que elas a exponham para alguém em ambientes como farmácias ou mercados. A ideia é que elas possam denunciar os abusos de maneira discreta, mesmo que o companheiro esteja junto delas nesses espaços. Ela pode por exemplo fingir que vai solicitar uma informação e apresentar o X. A recomendação é para que os funcionários chamem a polícia de maneira sigilosa imediatamente.
A campanha viralizou rapidamente, e isso nos traz uma reflexão sobre o quanto as campanhas de cunho social devem ser bem estruturadas, e o quanto elas podem impactar a vida de muitas pessoas. A publicidade é uma ferramenta de transformação capaz de transformar um símbolo tão simples quanto um X vermelho em uma forma de salvar uma vida, e isso diz muito sobre o quanto a propaganda segue mais firme do que nunca.


@Carolina Mulero
Publicitária e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual, apaixonada por música, cinema, animação, animais e claro, comida!
Como as marcas aproveitaram o Carnaval para brilhar em 2025
O Carnaval 2025 chegou ao fim, deixando para trás momentos inesquecíveis e um impacto significativo na economia. Como acontece todos os anos, grandes marcas aproveitaram
Itaú e Banco do Brasil estão no ranking de marcas mais sucedidas do mundo
Itaú e Banco do Brasil, os dois maiores bancos do país, são as únicas empresas da América Latina a aparecerem na lista das 500 marcas
BBB 25: Recorde de marcas patrocinadoras nesta edição
A 25ª edição do reality mais assistido do Brasil começou no último dia 13, com 21 marcas e um recorde de parcerias. No blog de
Gostou dos nossos serviços?
Entre em contato
Avenida: Ana Costa, 374, 112
Siga nossas redes
Êxodo © 2019. Todos os Direitos Reservados.