Como o FaceTime pode proporcionar uma nova visão ao mundo da fotografia
- Henrique Miguel
- julho 13, 2020
- 11:31 am
- No Comments
A popularização do FaceTime repercutiu no mundo todo devido a pandemia do novo coronavírus. Ele foi criado pela Apple em 2010, porém, só agora o aproveitamento do aplicativo foi elevado a um patamar maior do que o projetado em sua origem.
A principal utilidade da ferramenta exclusiva do sistema IOS é a realização de chamadas de vídeo com a possibilidade de reunir até 32 pessoas. É necessária uma boa conexão Wi-fi ou pacote de dados para uma melhor qualidade de imagem e áudio.
De modo a respeitar o isolamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e continuar a trabalhar, os fotógrafos estimularam a criatividade e encontraram uma nova função para o App, assim, surgiram os ensaios de fotos à distância, algo que dificilmente imaginaríamos fora de um cenário de pandemia.
Tanto o fotógrafo quanto a modelo devem usar os aparelhos da Apple, como o Iphone, Mac ou Ipad e vale lembrar que a comunicação para este tipo de trabalho é essencial, já que a modelo deve posicionar a câmera do seu aparelho ajustando-o ao ângulo escolhido pelo fotógrafo proporcionando que ele faça a melhor foto. Mesmo com a dificuldade inicial, o resultado pode trazer fotos extremamente inovadoras, posições originais e locais improváveis para um ensaio.
Com diversas fotos publicadas pela revista Vogue Itália, o fotógrafo Henrique Oliveira, conhecido como “Henriique”, de 36 anos, contou sobre sua experiência com o FaceTime “Todo fotógrafo(a) que tentou fazer algum ensaio virtual percebeu a necessidade de saber dirigir as pessoas durante uma sessão fotográfica. Agora não é só entender de luz, composição fotográfica e ter boa criatividade, têm que saber como explicar essas informações para a pessoa que você está fotografando, afinal, ela que está no controle da câmera, da luz e dos objetos em cena.”
Ensaio virtual de Henrique Oliveira via FaceTime com a modelo Gabriela Rubas (@gabi_rubas)
A situação de distanciamento social exigiu uma nova postura para os profissionais de fotografia, segundo Henriique. “Dirigir um(a) modelo não é muito levado em consideração quando se começa a fotografar, até mesmo pessoas que já trabalham com isso a muito tempo, não se importam muito. Esse é o motivo de termos tantas fotos no Instagram com as mesmas poses, mudando apenas o modelo ou o plano de fundo. Então, eu acho que um dos pontos positivos de se fotografar com essa ferramenta é poder ter a chance de ser forçado a estudar mais sobre fotografia como um todo.” finalizou.
#facetime #fotografia #iphone# #apple #vogue #glamour #foto #ios #camera #criatividade #aplicativo #app #fotos
@Henrique Miguel
Estudante de Jornalismo, desde cedo admirado com o poder da informação na vida das pessoas
Rock in Rio 2024 bate recorde no número de patrocinadores
Começa hoje o Rock in Rio, um dos maiores festivais do país, e na edição deste ano o evento contará com um número recorde de
Atletas brasileiros conquistam top 5 e alcançam o melhor resultado da história nas Paralimpíadas de Paris
Os jogos paralímpicos chegaram ao fim no último domingo (8), e a delegação brasileira pode considerar que teve uma participação de ‘gala’. O time Brasil
Meta decreta o fim da plataforma que permite a criação de filtro dos próprios usuários no Instagram
A empresa Meta, responsável pelo Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads, anunciou nesta terça-feira (27) que encerrará, a partir do dia 25 de janeiro de 2025,
Gostou dos nossos serviços?
Entre em contato
Avenida: Ana Costa, 374, 112
Siga nossas redes
Êxodo © 2019. Todos os Direitos Reservados.