Estamos nos tornando gradativamente imunes à publicidade tradicional, onde não conseguimos nos identificar com o que está sendo ofertado e procuramos experiências reais com o produto. O marketing de influência atua diretamente na relação humanizada entre o público e a marca, criando assim, uma imagem positiva e estratégica.
O que é marketing de influência?
Podemos definir o marketing de influência como uma abordagem de marketing que utiliza como estratégia o relacionamento e confiança entre pessoas influentes e o seu público, através das redes sociais como Instagram, TikTok, Youtube e outras plataformas. Essa estratégia de marketing combina de forma equilibrada uma ligação entre público, discurso e influenciador.
Durante uma campanha, quem cria a mensagem é o influenciador com a sua linguagem, sem direção da equipe de marketing, isso faz com que o cliente seja captado e levado para o site ou página da marca de forma sutil.
Por que você deve investir?
A eficiência dos anúncios tradicionais está em declínio, cada vez mais os clientes procuram por experiências de fato. Esse é um dos principais motivos para apostar em uma nova estratégia de marketing.
O grande “boom” do marketing de influência foi durante a pandemia da Covid-19 – devido a expansão das plataformas de redes sociais e o desenvolvimento do TikTok. No entanto, a grande procura deve continuar.
Analisando as buscas no Google Trends, podemos ver o crescimento contínuo de pesquisas relacionadas à marketing de influência e influencer.
Ao trabalhar com influenciadores digitais a responsabilidade e esforço partem dos dois lados, tanto da marca quanto do influencer. Isto acontece porque ele também irá se beneficiar do sucesso da sua campanha, pois abrirá novas oportunidades e novos contratos – mas é preciso ter ciência de que todo o funil de venda deve estar alinhado e funcionando perfeitamente. Isto é, site, página da rede social ou qualquer outro canal que o seu cliente será destinado.
Para investir no marketing de influência é essencial adotar algumas práticas. Separamos algumas dicas para lhe ajudar durante o processo de implementação da estratégia.
- Determine o seu objetivo
Alinhar as suas expectativas e o seu objetivo é fundamental para alcançar o êxodo. Determine se o intuito é divulgar o produto ou serviço, fortalecer a marca, gerar leads e etc.
- Selecione os influenciadores
De fato, essa é uma das tarefas mais importantes. Escolha um ou mais influencer que tenha os mesmos valores e nicho que a sua marca. Reflita e projete como ele irá transmitir o que você determinou como objetivo.
Nesta etapa também é importante analisar os resultados que o influenciador já gerou para outras empresas, por isto, peça as métricas atualizadas e o mídia kit.
- Tenha um briefing
Calma, não se assuste! Não será preciso enviar um script ao influenciador, até porque não faz parte desta estratégia, mas envie palavras chaves, dados da campanha ou promoção que você ache relevante para a campanha.
Que tal vermos o resultado do marketing de influência?
Quando puxamos na nossa memória é fácil lembrarmos de algum produto ou serviço que já adquirimos porque vimos algum influenciador usando nas redes sociais. Conseguiu lembrar? Se sim, é desta forma que somos levados mais facilmente à decisão de compra e gravamos a marca ou produto que está sendo ofertado. Confiamos no relacionamento criado com tais influenciadores – não é à toa que alguns possuem milhões de seguidores.
Mas para que o seu futuro cliente tenha a experiência e seja captado, é fundamental que a sua marca tenha uma persona definida e o influenciador seja escolhido a partir disso.
2 respostas
Conteúdo riquíssimo! Adorei
Topp, parabéns!!