Desde que Elon Musk concluiu a compra do Twitter, em outubro de 2022, que agora chama-se X, a rede social passou por inúmeras mudanças. Com isso, o X entra para os assuntos mais comentados na internet. O assunto da vez é uma taxa que Musk quer testar na plataforma. Continue a leitura para saber quanto custará a taxa, o que está incluído na assinatura Premium, como monetizar na plataforma e como as empresas fazem marketing no Twitter.
Quanto Custará a Taxa do X (Twitter)?
A polêmica taxa, até o momento, é de US$ 1 por ano (cerca de R$ 5 na cotação atual) para que novos usuários não verificados interajam na plataforma. O teste será realizado com usuários da Nova Zelândia e das Filipinas.
Página de login X
A justificativa de Elon Musk para essa provável taxa é o combate aos bots. Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que o CEO da plataforma menciona a possibilidade de estabelecer uma taxa, pois pouco tempo após comprar a plataforma, ele já havia discutido internamente essa ideia.
O que Oferece o X (Twitter) Premium?
A assinatura premium permite que o usuário tenha benefícios e funções personalizadas, confira os principais:
- Edição de postagens.
- Desfazer postagens.
- Fotos de perfil NFT.
- Metade dos anúncios.
- Formatação de texto.
- Postagens com mais caracteres.
- Acesso ao Media Studio e X Pro.
- Carregamento de vídeos mais longos.
- Classificação priorizada em conversas e pesquisas, entre outros.
Preço: a partir de R$ 42 por mês.
Todos os recursos do X Premium estarão disponíveis imediatamente, com exceção do selo azul, que ficará legível após uma revisão para garantir que a assinatura atenda a todos os requisitos.
Entre as opções de perfil premium, há o selo azul, tradicional marca de contas verificadas, e o selo dourado, chamado Organizações Verificadas, que é um serviço para empresas, governos e organizações sem fins lucrativos, com outros benefícios. As organizações também podem solicitar o selo cinza, que é gratuito, mas o perfil precisa passar por qualificações.
Leia também: 4 Empresas Famosas que Fizeram Rebranding de Logo em 2023
Como Monetizar no X (Twitter)?
Assim como em outras plataformas e redes sociais, o X também tem requisitos para possibilitar a monetização, tais como:
- Ser maior de idade.
- Assinar o X Premium.
- Ter mais de 500 seguidores.
- Preencher as informações do perfil.
- Ter pelo menos 5 milhões de impressões nos últimos 3 meses.
- Inscrever-se em um dos programas de monetização.
Para solicitar pagamentos, há um valor mínimo de US$ 50. Se o usuário não atingir essa quantia, o que não foi pago passará para o mês seguinte até que o limite seja atingido ou excedido. Além disso, os seguidores de uma pessoa podem ajudá-la a ganhar dinheiro através das Assinaturas; nessa opção, o criador define o valor da mensalidade.
Como Empresas Fazem Marketing no Twitter?
Fonte: ResearchGate
As grandes marcas, por exemplo, atualmente se destacam no X (Twitter) com estratégias voltadas para a interação com os usuários. Para isso, as marcas apostam em um tom de voz bem-humorado, adaptação de memes, enquetes, antecipação de lançamentos e assistentes virtuais, como a Lu do Magalu e o Pin do Ponto. Já as marcas menores divulgam fotos adaptadas para a plataforma, storytelling e autopromoção em postagens virais. Assim como decidir estar em redes sociais como o Tiktok, ter uma conta no X, antigo Twitter, depende de pesquisas e dos objetivos da marca.