Você provavelmente notou que diversas marcas famosas mudaram seus logotipos neste ano. Isso ocorre porque essas marcas estão em um processo de rebranding; um passo ousado que pode transformar a maneira como o público as percebe. Uma vez que a identidade visual de uma marca é o primeiro ponto contato com público, um rebranding bem executado tem outros objetivos além de uma mudança exclusivamente visual.
E se você está pensando em fazer um rebranding na sua empresa, continue lendo este blog para descobrir o que é rebranding, 5 etapas essenciais antes de realizar o processo e conferir 4 marcas famosas que modificaram seus logotipos em 2023.
Afinal, o que é rebrading?
O rebranding é uma estratégia de marketing que visa ressignificar a identidade de uma marca, com o propósito de impactar e apresentar mudanças aos clientes, público-alvo, concorrentes, investidores e colaboradores. Conforme os princípios de marketing, a identidade visual de marca é capaz de envolver e fidelizar o público, mas para isso, deve-se transmitir a essência da marca.
Além disso, a mudança de logotipo faz parte da estratégia de rebranding, que também tem o objetivo de manter as marcas relevantes, atualizadas e alinhadas como as mudanças de mercado e público-alvo.
Uma modificação no logotipo, quando bem-sucedida, pode mudar a percepção do público em relação à marca, atraindo novos públicos, o que é um dos objetivos dessa estratégia. Por outro lado, uma mudança mal executada pode causar desconfiança entre os clientes. Portanto, é fundamental avaliar se os objetivos do rebranding estão alinhados com a mensagem que a marca deseja transmitir.
5 etapas essenciais antes de realizar um rebranding no logotipo
- Defina objetivos: Estabeleça claramente por que você considera um rebranding. Você quer atrair um novo público? Corrigir problemas de imagem? Expandir seus produtos ou serviços? Tenha metas específicas em mente e papel.
- Conhecer seu público: Compreenda o que seu público-alvo valoriza, quais são suas preferências e como eles interagem com a sua marca.
- Reveja a proposta de valor: Esclareça o que diferencia a sua marca da concorrência e como ela atende às necessidades e desejos de seus clientes.
- Contrate uma equipe: Monte uma equipe de profissionais qualificados para realizar todo o processo, incluindo designers gráficos, especialistas em marketing e comunicação.
- Faça o lançamento: Desenvolva uma estratégia de lançamento com a equipe de marketing, incluindo um plano de comunicação para informar seus clientes, parceiros e público sobre as mudanças.
Seguindo essas etapas, você poderá ressignificar seu logotipo de forma consistente e evitar transtornos durante a transição, resultando mais sucesso para a sua marca.
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4 marcas famosas que mudaram o logotipo em 2023
- Pepsi
Fonte: USA Today
- Johnson & Johnson
Fonte: GKPB
- Warner Bros
Fonte: Update or die!
- Cinemark
Fonte: GKPB
4 marcas famosas que mudaram o logotipo em 2023
A transformação digital está em constante avanço, e a presença de inúmeras marcas inovadoras reforça a necessidade de uma comunicação eficaz com o público-alvo. Em outras palavras, para se destacar entre os milhares de concorrentes, ajustar a identidade visual, seja por completo ou em alguns detalhes, pode ser o elemento crucial para o sucesso da sua marca.
E para isso, não existem regras rígidas sobre quando realizar um rebranding, porém, observa-se que diversas marcas consideram essa decisão em períodos de 5 a 10 anos. No entanto, como mencionado nos tópicos anteriores, essa decisão deve ser precedida por uma avaliação profissional.
Ou seja, a atualização do seu um logotipo vai além de uma questão estética ou de aplicação gráfica. O rebranding implica em transmitir, de forma eficaz e atualizada, os valores de uma marca ao seu público, assim como no exemplo da Pepsi, Jonhson & Johnson, Warner Bros e Cinemark. E se você está se perguntando se este é o momento certo, saiba que estamos aqui para te ajudar nesse processo. Agende uma avaliação de rebranding agora mesmo, porque esse é o primeiro passo estratégico para fortalecer a sua marca, clique aqui.