4 empresas famosas que fizeram rebranding de logo em 2023

COMPARTILHE

Nosso Blog

COMPARTILHE
Nosso Blog

Você provavelmente notou que diversas marcas famosas mudaram seus logotipos neste ano. Isso ocorre porque essas marcas estão em um processo de rebranding; um passo ousado que pode transformar a maneira como o público as percebe. Uma vez que a identidade visual de uma marca é o primeiro ponto contato com público, um rebranding bem executado tem outros objetivos além de uma mudança exclusivamente visual.

E se você está pensando em fazer um rebranding na sua empresa, continue lendo este blog para descobrir o que é rebranding, 5 etapas essenciais antes de realizar o processo e conferir 4 marcas famosas que modificaram seus logotipos em 2023.

Afinal, o que é rebrading?

O rebranding é uma estratégia de marketing que visa ressignificar a identidade de uma marca, com o propósito de impactar e apresentar mudanças aos clientes, público-alvo, concorrentes, investidores e colaboradores. Conforme os princípios de marketing, a identidade visual de marca é capaz de envolver e fidelizar o público, mas para isso, deve-se transmitir a essência da marca.

Além disso, a mudança de logotipo faz parte da estratégia de rebranding, que também tem o objetivo de manter as marcas relevantes, atualizadas e alinhadas como as mudanças de mercado e público-alvo.

Uma modificação no logotipo, quando bem-sucedida, pode mudar a percepção do público em relação à marca, atraindo novos públicos, o que é um dos objetivos dessa estratégia. Por outro lado, uma mudança mal executada pode causar desconfiança entre os clientes. Portanto, é fundamental avaliar se os objetivos do rebranding estão alinhados com a mensagem que a marca deseja transmitir.

5 etapas essenciais antes de realizar um rebranding no logotipo

  • Defina objetivos: Estabeleça claramente por que você considera um rebranding. Você quer atrair um novo público? Corrigir problemas de imagem? Expandir seus produtos ou serviços? Tenha metas específicas em mente e papel.

 

  • Conhecer seu público: Compreenda o que seu público-alvo valoriza, quais são suas preferências e como eles interagem com a sua marca.

 

  • Reveja a proposta de valor: Esclareça o que diferencia a sua marca da concorrência e como ela atende às necessidades e desejos de seus clientes.

 

  • Contrate uma equipe: Monte uma equipe de profissionais qualificados para realizar todo o processo, incluindo designers gráficos, especialistas em marketing e comunicação.

 

  • Faça o lançamento: Desenvolva uma estratégia de lançamento com a equipe de marketing, incluindo um plano de comunicação para informar seus clientes, parceiros e público sobre as mudanças.

 

Seguindo essas etapas, você poderá ressignificar seu logotipo de forma consistente e evitar transtornos durante a transição, resultando mais sucesso para a sua marca.

Leia também: Branding: Os Principais Benefícios para uma Empresa

4 marcas famosas que mudaram o logotipo em 2023

Todas as marcas abaixo estão passando por mudanças significativas, nesses casos, o rebranding assume a função de comunicar isso ao público. Confira o que mudou:

  • Pepsi

Fonte: USA Today

A nova identidade visual presta homenagem à rica herança da marca, historicamente ligada à cultura pop. E reforça também o compromisso em tornar suas embalagens cada vez mais recicláveis, assim como a sua linha sem açúcar.

  • Johnson & Johnson

Fonte: GKPB

Atualmente a marca está com foco exclusivo em criar soluções inteligentes por meio de tecnologia e medicina inovadora, para prevenir, tratar e curar doenças complexas, de forma mais personalizada e menos invasiva, comunicando abertamente todas as iniciativas.

  • Warner Bros

Fonte: Update or die!

Além da nova versão ressignificar a marca, a mudança no escudo da Warner Bros visa trazer de volta sua herança clássica do aclamado logo de 1984. No mais, o rebranding também comemora os 100 anos dos estúdios WB.

  • Cinemark

Fonte: GKPB

O rebranding anuncia a expansão da marca no digital e ainda traz a atualização das salas XD (extreme digital), que contam com som 7x mais potente e tela 40% maior que as salas convencionais. A empresa visa elevar a experiência de seus clientes no cinema.

4 marcas famosas que mudaram o logotipo em 2023

A transformação digital está em constante avanço, e a presença de inúmeras marcas inovadoras reforça a necessidade de uma comunicação eficaz com o público-alvo. Em outras palavras, para se destacar entre os milhares de concorrentes, ajustar a identidade visual, seja por completo ou em alguns detalhes, pode ser o elemento crucial para o sucesso da sua marca.

E para isso, não existem regras rígidas sobre quando realizar um rebranding, porém, observa-se que diversas marcas consideram essa decisão em períodos de 5 a 10 anos. No entanto, como mencionado nos tópicos anteriores, essa decisão deve ser precedida por uma avaliação profissional.

Ou seja, a atualização do seu um logotipo vai além de uma questão estética ou de aplicação gráfica. O rebranding implica em transmitir, de forma eficaz e atualizada, os valores de uma marca ao seu público, assim como no exemplo da Pepsi, Jonhson & Johnson, Warner Bros e Cinemark. E se você está se perguntando se este é o momento certo, saiba que estamos aqui para te ajudar nesse processo. Agende uma avaliação de rebranding agora mesmo, porque esse é o primeiro passo estratégico para fortalecer a sua marca, clique aqui.

Tags

SHARE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira outros posts