O Super Bowl é o maior evento esportivo de todos os tempos. A Liga Profissional de Futebol Americano dos Estados Unidos atrai olhares do mundo todo pelos lances incríveis de muita força e obstinação dos incansáveis atletas da NFL para delírio da plateia.
O evento retrata a tradição dos E.U.A. na organização de grandes eventos esportivos de forma muito profissional e também em eventos como a Cerimônia do Óscar, os Festivais Lolla Palozza e Coachella e as Assembléias da ONU, além das quatro Olimpíadas que o país já sediou.
O Super Bowl acontece desde 1967 quando o Green Bay Packers derrotou o Kansas Chiefs por 35 x 10 e se sagrou o 1º Campeão da NFL. Mas os maiores vencedores da Liga são o Pittsburgh Steelers e o New England Patriots, empatados com 6 títulos cada um.
O Super Bowl é a disputa entre o campeão da National Football Conference-NFC e o campeão da American Football Conference-AFC. O vencedor leva o título da National Football League-NFL. E a grande final foi entre o Cincinnati Bengals e o Los Angeles Rams que levou a melhor.
Desde da primeira edição haviam apresentações para a plateia durante o intervalo do jogo. Eram bandas universitárias, danças e atrações que foram aos poucos se sofisticando. Mas foi na edição de 1993 quando Michael Jackson subiu ao palco do Show do Intervalo que tudo mudou.
Madonna, Paul McCartney, Stevie Wonder, Aerosmith, U2, Rolling Stones, Lady Gaga e outros já se apresentaram no Show do Intervalo e de graça. A única excessão foi Michael Jackson. Esse ano foi a vez do quinteto: Dr.Dre, Snoop Dogg, Mary J. Blige, Eminem e Kendrick Lamar.
O Show do Intervalo é o útil e o agradável. Ir ao estádio assistir uma final de campeonato + seu artista predileto. A maior audiência registrada até hoje foi de Kate Perry em 2015, com mais de 120 milhões de espectadores ao vivo e uma multidão de seguidores nas redes sociais.
A NBC, que possui os diretos de transmissão da final, encerrou a comercialização de mídia este ano uma semana antes do previsto. Por que investir US$ 7 milhões em um único anúncio ? Porque o Super Bowl é um evento de mais de 100 milhões de telespectadores.
Para Patrick Crakes da ex-Fox Sports: “A fragmentação da mídia impactada pelas redes sociais e pelo streaming faz do Super Bowl uma estratégia mais importante do que nunca”. E incentiva: “Se você investir na NFL, é porque é mesmo um player de verdade”.
Não se sabe ao certo quanto foi o faturamento da NBC, mas o professor de marketing da Kellogg School, Tim Calkins, calcula que ao longo do evento foram veiculados algo em torno de 70 anúncios, o que daria um um montante de cerca U$ 500 milhões de dólares.
O prof.: Calkins lembra ainda que: “Há alguns anos, as pessoas diziam que o Super Bowl ia acabar e que era insustentável. Ele é cada vez mais importante pela experiência compartilhada. Muitas pessoas não estão nem aí para o resultado do jogo. Estão assistindo os anúncios”.