A guerra iniciada por Vladimir Putin tem trazido consequências para a Rússia, desde sanções que proíbem importações de produtos de alta tecnologia até a exclusão do Swift, sistema financeiro que permite troca de informações entre bancos de todo o mundo.
Diante da escalada de violência contra os civis ucranianos, até mesmo as bilionárias multinacionais, como Shell, BP e Apple decidiram encerrar suas operações no país da Eurásia. E não para por aí, hoje (09/03), tivemos o anúncio da paralisação na Rússia, da maior rede de fast food do mundo, o Mcdonalds, que conta com 850 lojas no país, empregando 62 mil russos.
Os gigantes da tecnologia também não deixaram barato, Google, Meta e Netflix anunciaram diversas medidas de sanção ao conteúdo de mídias estatais russas. Segundo as palavras de Kent Walker, presidente de assuntos globais do Google, “nesta crise extraordinária, estamos tomando medidas extraordinárias para impedir a disseminação de desinformação e interromper campanhas de desinformação online”. A sanção inclui a ferramenta de busca Google News e bloqueio de canais no YouTube, como “Russia Today”.
“À luz das circunstâncias extraordinárias, estamos pausando os anúncios do Google na Rússia”, disse a empresa em novo comunicado. “A situação está evoluindo rapidamente e continuaremos compartilhando atualizações quando apropriado.” Basicamente, a publicidade online na Rússia está morta…