Se você constantemente adia tarefas importantes para fazer coisas inúteis, você procrastina. Mas calma, não é só você que age assim, até porque a procrastinação é um fenômeno universal. E nas linhas abaixo, você vai saber como a procrastinação acontece e 4 etapas para você se livrar desse comportamento que atrapalha as suas metas de vida e carreira profissional.
O que é procrastinação e como isso acontece?
Segundo a neurociência, nosso cérebro prefere ações que trazem benefícios imediatos, como assistir Os Normais no YouTube ou sair para comprar chocolates, do que ações com benefícios ao longo prazo, como adiantar as tarefas do dia seguinte, por exemplo.
Por outro lado, temos nosso fiel escudeiro, o córtex pré-frontal, que trabalha com raciocínios a longo prazo e planejamentos. E é aí que a procrastinação entra: é a consequência da briga entre o nosso cérebro que gosta de coisas fáceis e o lado racional que entende e nos lembra das nossas obrigações. Ou seja, se você escolhe uma terceira opção só para adiar as obrigações, você está procrastinando.
Leia também: O segredo das empresas: Pessoas
A procrastinação é debatida desde o século 8 a.C na Grécia Antiga, e eu posso te provar
No poema épico Trabalhos e Dias, o autor Hesíodo aconselha seu irmão Perses a não adiar tarefas importantes, olha só esses 3 trechos:
“Nada deixes para amanhã ou depois de amanhã, pois o homem negligente no trabalho não enche o celeiro, nem aquele que o adia”.
“O homem que adia o trabalho está sempre a lutar com desastres”.
“Que te apliques a ordenar teu trabalho de forma apropriada, para que os teus celeiros, na estação certa, se encham de alimentos”.
Para Hesíodo, quem adia trabalhos sofre com os castigos dos deuses, e que adiar trabalhos é um mal a ser combatido.
Livre-se dela agora ou adie suas tarefas para sempre
A procrastinação não é o mesmo que a preguiça, e para você ter ideia da seriedade disso, 20% das pessoas têm procrastinação crônica, das quais precisam da ajuda de gestores e psicólogos, e os outros 80% podem se livrar desse mau comportamento com essas 4 etapas:
- Planeje a sua semana: checklists, prazos, anotações, categorias, símbolos, lembretes
- Divida as tarefas: quebre em 2 ou 3 as tarefas maiores
- Faça o mais difícil primeiro: seguir essa ordem reduz a tensão
- Se dê pausas: isso ajuda a processar os itens anteriores (e seu cérebro vai adorar).
3 apps que vão te ajudar na organização de tarefas
E você, sofre com sobrecarga ou com as consequências da procrastinação?
Compartilhe isso nos comentários com a gente!