Podcast é um conceito bem simples e que vem ganhando muita notoriedade nos últimos tempos. Consiste, basicamente, num material em áudio – uma espécie de rádio – que fica disponível para consumo a qualquer momento e em qualquer lugar – um streaming.
Você pode até não ser ouvinte de um programa específico, mas se anda acompanhando as redes sociais, deve ter visto alguém compartilhando trechos de pessoas sentadas numa mesa com microfones à frente, conversando sobre um tema específico. Isso, muito provavelmente, é um podcast. Pois, mesmo produções veículadas exclusivamente em outras mídias, passaram a ter versões podcast, como o jornal Folha de São Paulo e o programa Roda Viva.
O podcast cresce ano após ano
E não é à toa, o podcast é uma das ferramentas de comunicação mais consumidas atualmente, mas isso não é apenas de hoje. Segundo um artigo da Blubrry, em 2019, o Brasil subiu de 13º para 2º maior consumidor de podcasts no mundo em apenas 1 ano. Essa onda cresceu ainda mais com a adoção do podcast por parte de Spotify e Globo, que investiram na criação de programas de diversos segmentos.
Esse aumento de consumo garantiu, só no Brasil, um crescimento de 24% na quantidade de ouvintes e de 32% no número de streams durante o ano de 2021, segundo dados divulgados em pesquisa realizada pela Deezer.
Abrangendo diferentes assuntos e temáticas, a mesma pesquisa também apontou que os temas mais procurados por ouvintes brasileiros são, em ordem de relevância, sociedade/atualidades, comédia, religião/espiritualidade, educação e estilo de vida.
É uma ótima alternativa para criação de conteúdo
O podcast é uma ótima forma de melhorar a comunicação da marca e expandir conteúdo, muito útil para casos em que seu produto requer explicações. Como no segmento da Odontologia, por exemplo, que é um tipo de comunicação que envolve muitas dúvidas de pacientes e interesse de profissionais e estudantes. Apostar num podcast seria a forma perfeita de abranger estes alvos num só lugar ou, em termos populares, matar dois coelhos com uma cajadada só. Um exemplo de produção que faz isso para esta área é o Dental Cast.
Além disso, em casos específicos, um episódio de podcast pode até ser utilizado como adição a um artigo de blog, trazendo uma maior abordagem à um assunto específico e levando mais conhecimento para quem se interessou em saber mais sobre o assunto, sendo uma forma de fazer com que a pessoa consuma mais de seu conteúdo, sem precisar ir procurar em outros lugares.
Gera mais confiança e cria autoridade
Tal qual a importância de ter um site, o podcast faz com que uma pessoa tome conhecimento de sua marca e se interesse por o que ela tem a dizer, e isso acontece com muito mais facilidade do que seria se esta pessoa não tivesse informações suficientes que a levassem ao consumo.
É de reconhecimento de marca que estou falando aqui, pois como esta mídia torna possível abordar produtos e serviços nas discussões de cada episódio, torna-se mais fácil conseguir encaixar sua marca de forma positiva na mente de quem ouve.
E é um erro muito comum pensar que ter autoridade – no sentido de ser visto como referência – só é possível para empresas de porte grande, mas, na verdade, tornar-se uma empresa confiável é mais uma questão de um bom trabalho de Branding focado em construir uma reputação na mente de quem é impactado por suas ações de marketing.
Portanto, há muitos anos, produtores e entusiastas desse meio de entretenimento cravam cada ano como “o ano do podcast” e isso mostra não que ano após ano estas pessoas se enganam, isso prova que essa estratégia lucrativa veio para ficar e que essa oportunidade de aumentar suas vendas e engajar seu público começa com um microfone apenas.
Aqui vão algumas indicações de podcasts para se inspirar, começar a se acostumar com esta mídia ou apenas ocupar a mente com outros assuntos:
- Comunicação: Braincast
- Educação: Jornal da USP
- Finanças: PoupeCast
- Saúde: Vibes em análise
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