O que é Branding e como aplicar em seu negócio

COMPARTILHE

Nosso Blog

COMPARTILHE
Nosso Blog

branding

Vamos fazer um rápido exercício: pense no refrigerante da lata vermelha, agora na lanchonete dos arcos amarelos e, por último, no banco do cartão roxo. Se vieram à sua cabeça: Coca-Cola, Mc Donald´s e Nubank, foi graças ao Branding muito bem trabalhado dessas marcas.

Um trabalho de branding bem realizado garante à sua empresa um espaço na mente do consumidor, o que não apenas a torna referência para este consumidor, mas também a torna preferência.

Mas esses exemplos são de marcas grandes com amplo reconhecimento em seus setores, para empresas que estão em processo de estabelecimento de seu nome, é preciso se atentar a diferentes aspectos antes de cores, porque (spoiler!) o trabalho de marca vai muito além de uma logo minimalista bonita.

Personalidade

De início, é preciso definir qual a personalidade de sua marca, ou seja, como ela se comunica com o consumidor. Isso envolve diferentes aspectos, como o tom de “voz”, o linguajar adotado, o estilo de interação e os valores da empresa.

A definição desses aspectos não depende apenas de em qual segmento sua marca está, mas também de como deseja que ela seja vista pelo público:

postagem do instagram do santander @santanderbrasil branding

postagem do instagram do nubank @nubank branding

Os bancos Santander e Nubank, por exemplo, são duas marcas da mesma área de atuação que adotam abordagens diferentes, já que seus públicos são bem distantes em características e necessidades.

Canais de comunicação

Posto isso, você precisa começar a trabalhar a visibilidade que sua marca tem, então, é importante saber quais redes sociais usar para ela, levando em consideração qual vai de acordo com o estilo desejado e como pretende utilizar essas redes.

A Netflix é um exemplo de marca que soube muito bem construir sua personalidade à imagem de seu público e reproduzi-la em suas redes sociais, que a cada dia mais conseguem atrair mais fãs.

O posicionamento também é uma característica marcante nas redes da empresa, que está sempre fazendo postagens em favor de causas sociais, tanto em falas públicas quanto em suas produções audiovisuais.

print da postagem do facebook da netflix branding

Mas é importante também lembrar que, ao adotar um posicionamento, se deve analisar bem o que pode sair disso, para que não corra o risco de entrar em um território que não deveria e acabar sofrendo prejuízos. Portanto, saiba separar a sua personalidade da personalidade da sua marca.

Além das estratégias de Outbound e Inbound Marketing, que servem como uma isca para instigar seu cliente a passar a ter um relacionamento com você.

mulher pensando branding

“E como faço meu Branding?”

Deu para ver que o Branding envolve muitos aspectos, né? Além do trabalho de arte, são necessárias diferentes estratégias para que se torne personagem ativa no mercado.

Portanto, é importante que você tenha ao seu lado, uma agência de Comunicação, pois só assim você poderá:

  • Ter um diálogo mais próximo com seu público e angariar novos clientes, porque você conhece sua audiência, a V&Young conhece todas;
  • Ter conteúdo de qualidade adequado para cada rede, o que demanda muita análise para que se entregue o necessário para atrair, converter e encantar pessoas;
  • Acompanhar os resultados de sua comunicação por meio de mensuráveis e métricas que servem de norte para a identificação do caminho correto a ser seguido;
  • Mostrar maior profissionalismo, o que não apenas influencia na posição de sua marca, como também traz maior credibilidade a ela;
  • E, por fim, talvez um dos aspectos mais importantes no mundo conectado, ter a gente ao seu lado, garante maior agilidade na execução de estratégias e na produção de conteúdos, trazendo maior visibilidade, afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Achou interessante? Saiba mais sobre esse e outros assuntos em nosso blog e redes sociais

Tags

SHARE:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira outros posts