Vamos fazer um rápido exercício: pense no refrigerante da lata vermelha, agora na lanchonete dos arcos amarelos e, por último, no banco do cartão roxo. Se vieram à sua cabeça: Coca-Cola, Mc Donald´s e Nubank, foi graças ao Branding muito bem trabalhado dessas marcas.
Um trabalho de branding bem realizado garante à sua empresa um espaço na mente do consumidor, o que não apenas a torna referência para este consumidor, mas também a torna preferência.
Mas esses exemplos são de marcas grandes com amplo reconhecimento em seus setores, para empresas que estão em processo de estabelecimento de seu nome, é preciso se atentar a diferentes aspectos antes de cores, porque (spoiler!) o trabalho de marca vai muito além de uma logo minimalista bonita.
Personalidade
De início, é preciso definir qual a personalidade de sua marca, ou seja, como ela se comunica com o consumidor. Isso envolve diferentes aspectos, como o tom de “voz”, o linguajar adotado, o estilo de interação e os valores da empresa.
A definição desses aspectos não depende apenas de em qual segmento sua marca está, mas também de como deseja que ela seja vista pelo público:
Os bancos Santander e Nubank, por exemplo, são duas marcas da mesma área de atuação que adotam abordagens diferentes, já que seus públicos são bem distantes em características e necessidades.
Canais de comunicação
Posto isso, você precisa começar a trabalhar a visibilidade que sua marca tem, então, é importante saber quais redes sociais usar para ela, levando em consideração qual vai de acordo com o estilo desejado e como pretende utilizar essas redes.
A Netflix é um exemplo de marca que soube muito bem construir sua personalidade à imagem de seu público e reproduzi-la em suas redes sociais, que a cada dia mais conseguem atrair mais fãs.
O posicionamento também é uma característica marcante nas redes da empresa, que está sempre fazendo postagens em favor de causas sociais, tanto em falas públicas quanto em suas produções audiovisuais.
Mas é importante também lembrar que, ao adotar um posicionamento, se deve analisar bem o que pode sair disso, para que não corra o risco de entrar em um território que não deveria e acabar sofrendo prejuízos. Portanto, saiba separar a sua personalidade da personalidade da sua marca.
Além das estratégias de Outbound e Inbound Marketing, que servem como uma isca para instigar seu cliente a passar a ter um relacionamento com você.
“E como faço meu Branding?”
Deu para ver que o Branding envolve muitos aspectos, né? Além do trabalho de arte, são necessárias diferentes estratégias para que se torne personagem ativa no mercado.
Portanto, é importante que você tenha ao seu lado, uma agência de Comunicação, pois só assim você poderá:
- Ter um diálogo mais próximo com seu público e angariar novos clientes, porque você conhece sua audiência, a V&Young conhece todas;
- Ter conteúdo de qualidade adequado para cada rede, o que demanda muita análise para que se entregue o necessário para atrair, converter e encantar pessoas;
- Acompanhar os resultados de sua comunicação por meio de mensuráveis e métricas que servem de norte para a identificação do caminho correto a ser seguido;
- Mostrar maior profissionalismo, o que não apenas influencia na posição de sua marca, como também traz maior credibilidade a ela;
- E, por fim, talvez um dos aspectos mais importantes no mundo conectado, ter a gente ao seu lado, garante maior agilidade na execução de estratégias e na produção de conteúdos, trazendo maior visibilidade, afinal, quem não é visto, não é lembrado.
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Uma resposta
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