GA4 é a abreviação de Google Analitics 4, nova ferramenta que chegou para substituir, em 1º de julho, a Google Universal Analitics (UA). Neste blog, contarei o que é GA4 e como ele pode ser útil para empresas que usam sites para fazer bons negócios.
O que o Google Analytics 4 tem de novidade?
A estrutura do GA4 é baseada em eventos dos usuários em um site ou aplicativo. Esses eventos podem incluir visualizações de página, cliques em botões, downloads, salvamentos e outros tipos de transações concluídas. Sendo assim, cada evento é mapeado a fim de registrar e “aprender” como o usuário se comporta na tela e nas funções disponíveis no site ou aplicativo.
Um exemplo disso é a ferramenta identificar o tipo de criativo que originou a visita, como um vídeo ou uma pesquisa. Ou seja, tudo isso quer dizer que agora as empresas vão ter dados mais específicos sobre o comportamento de seus usuários.
Leia também: BBB 23 – A edição das marcas
Em suma, a ferramenta GA4 é mais orientada para o usuário do que o Universal Analytics. Ou seja, a GA4 enfatiza o comportamento do usuário em vez de métricas de sessão e página, como era feito com o UA. A GA4 também tem recursos de machine learning, o que dispensa o uso dos famosos cookies, que identificam padrões no comportamento do usuário e fornecem insights mais significativos para que empresas aumentem o seu poder de conversão através de estratégias mais assertivas.
5 utilidades da GA4
- Coletar dados de sites e apps para mostrar mais informações sobre a jornada do cliente;
- Usar dados com base em eventos em vez de sessões;
- Incluir controles de privacidade, como medição sem cookies, modelagem comportamental e estimativa de conversão;
- Oferecer recursos preditivos que fornecem orientação sem modelos complexos;
- Fornecer integrações diretas com plataformas de mídia para ajudar a promover ações no site ou app.
@veyoungmkt Cuidado com os seus dados! #fyyyyyyyyyyyyyyyy #agenciademarketing #agenciadigital #googleanalytics4 #trend ♬ som original - VeYoung