O programa Blender é uma ferramenta desenvolvida pela Blender Foundation que oferece um software para criações em 3D através de um código aberto para computadores, ou seja, é um programa disponibilizado para qualquer pessoa poder acessar e explorar a criatividade na área de animações digitais. Além da gratuidade, o programa é multiplataforma, funcionando em vários sistemas operacionais como Microsoft, Mac OS X, Linux e outros.
Como funciona o Blender?
Entre suas funcionalidades, estão incluídos modelagem, texturização, edição gráfica e aplicações interativas com detalhes minimalistas. A área de animação 3D vive em constante evolução e está extremamente presente nas indústrias de cinema, séries e, principalmente, nos videogames gerando lucros exorbitantes.
Por exemplo, o filme Toy Story 4, da empresa de animação Pixar, conquistou o Oscar de “Melhor Animação” em fevereiro do último ano, arrecadando US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais e este foi apenas o décimo filme da empresa a conquistar um Oscar (na época) desde que a categoria foi criada há exatos 20 anos.
empresas, porém, são muito caros para a realidade de todos. A oportunidade de aprendizado é o que faz do Blender uma importante ferramenta de conhecimento e inclusão, podendo descobrir novos talentos no mundo do 3D.
O editor e motion designer, Eduardo Oliveira, de 21 anos, é uma das pessoas que têm aproveitado os benefícios do programa. “Sempre quis aprender, eu trabalho com motion e edição, mas queria ir além e, quando conheci o Blender, vi uma oportunidade. Descobri que era gratuito, que tinha todas as ferramentas completas para usar e comecei a mergulhar nesse mundo. Um software como este, oferece oportunidades para todos que querem entrar nessa área, os outros programas são muito caros e, mesmo oferecendo um mês grátis ou licenças estudantis, o Blender se transforma na melhor saída”.
Eduardo também contou que começou a manusear sozinho o software e que irá começar um curso para se aprofundar mais na área. “Nunca imaginei que conseguiria modelar algo, está sendo uma experiência incrível. Cada modelo, cada estudo. Fico surpreso comigo mesmo, porque nunca achei que faria algo assim e espero um dia trabalhar com 3D”, afirmou.