Relembrar é viver… E comprar: a nostalgia na publicidade

COMPARTILHE

Nosso Blog

COMPARTILHE
Nosso Blog

caverna do dragão

Você se lembra da sua expectativa para a chegada das manhãs de sábado acompanhadas dos melhores desenhos animados? Ou dos brinquedos que marcaram sua geração e foram protagonistas de muitas conversas na escola? Pois as marcas se lembram muito bem, e muito mais que isso, elas entendem o valor emocional que a nostalgia traz.

Então, o uso de artifícios nostálgicos na publicidade se tornou uma ferramenta “queridinha” das grandes agências. Isso acontece pelo forte apelo emocional que isso traz ao produto e também pelo grande potencial de viralização orgânica que ela representa.

caverna do dragão nostalgia renault

Um dos maiores exemplos foi a campanha desenvolvida pela DPZ&T para promover o novo Renault Kwid Outsider. Nela, a agência optou por introduzir o produto através do universo do clássico desenho “Caverna do Dragão”, que foi um sucesso nas décadas de 80 e 90.

Além disso, o curioso é que essa campanha foi lançada de maneira estratégica e enigmática a ponto de muitos acreditarem se tratar de um remake live action da produção original, dada a fidelidade e o profissionalismo da produção.

A campanha conquistou diversos prêmios, mas não foi a única a fazer sucesso com o conceito de nostalgia. A Xfinity (empresa de serviços de telefonia e TV) soube utilizar muito bem sua área de atuação ao trazer o protagonista original de E.T., de 1982, para interagir novamente com seu alienígena em uma campanha com gosto de saudades.

Em resumo, os anos 80 e 90 são os novos 2020s, e saber utilizar o fator nostalgia e a memória afetiva de seus consumidores de maneira inteligente e bem aplicada, pode ser uma nova e eficiente forma de se conectar com seu público em uma camada mais profunda e cada vez mais real.

Quer saber mais? Leia outros artigos em nosso blog e acompanhe nossas redes sociais.

Tags

SHARE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira outros posts