Sabemos que, nos dias atuais, é essencial que uma marca esteja presente numa rede social, mas com a velocidade do surgimento de novas redes, fica difícil acompanhar e saber em quais devemos estar presentes ou até mesmo como se comportar em cada uma delas.
Devo estar presente em qualquer rede social?
Cada rede social possui objetivos diferentes e o perfil de usuários que buscam por cada uma delas é diferente. Algumas redes se tornam mais populares, logo é possível encontrar um público mais amplo, enquanto outras são segmentadas de acordo com suas propostas.
Logo, a resposta para esta pergunta é: depende. Se seu público é amplo e está em todas as redes sociais, então vale o esforço, certo? Mas se seu público não está presente em todas essas redes com a mesma intensidade, é mais favorável que você invista em redes que te trarão mais retorno. Isso é estratégia.
Como escolher uma rede social?
O primeiro passo de todos é entender quem é seu público. Este é um exercício fundamental para qualquer empresa se posicionar de maneira correta, seja qual for o meio de comunicação. Entenda seu comportamento e, se necessário, faça uma breve pesquisa para entender onde seu público está.
Então, se atenha a detalhes, como o perfil do usuário de cada rede social e quais são as necessidades dele dentro de cada rede. Seu cliente pode estar no LinkedIn, mas isso não significa que dentro daquele espaço, ele esteja interessado em receber anúncios promocionais em meio à diversos conteúdos institucionais. Por outro lado, esta é uma rede que funciona muito bem para o relacionamento B2B (Business to Business), reforçando a credibilidade de empresas que procuram outras empresas para firmar negócios e ampliar networking.
Para fazer esta relação, outro passo importante é entender o perfil de cada rede social.
Saiba onde você está entrando
Tenha calma! Eu sei que são muitas redes para você acompanhar. E é por esse motivo que a melhor ideia é você estudar cada uma delas.
A lista é grande e vêm crescendo constantemente, mas segue uma breve lista das redes que você pode estudar:
- Tik Tok
- YouTube
- Tumblr
- Snapchat
- Telegram
“Mas o Snapchat não morreu?”
Temos o costume de acreditar que redes sociais que perderam sua popularidade perderam sua vida-útil. Não, o Snapchat não é terra de ninguém, assim como várias outras redes sociais que tiveram seu “boom” inicial e depois caíram no número de usuários.
Apesar da queda de usuários no ano de 2019, em 2021, o “Snap” chegou a 15 milhões de usuários diários ativos e 300 milhões total.
Outra rede social esquecida, porém ainda muito utilizada, é o Tumblr, que bombou entre blogueiros por volta de 2013. Apesar de não estar presente nos seus dias de glória, ainda mantém altos números de usuários por lá, justamente por ser uma rede social fácil de usar e que possibilita criar conteúdos muito completos.
E o Facebook?
Como você já deve imaginar, o Instagram está dominando o momento. Com essa popularização, muitos usuários migraram seus perfis para a rede e saíram do Facebook.
Até tempos atrás, estar na rede de Mark Zuckerberg era sinônimo de existir no meio digital, e a rede de conexões obrigatória para conhecer uma pessoa. “Me passa o seu Face” foi substituído por “me passa seu @” e ninguém garante que isso não vá mudar novamente.
Por mais que este comportamento tenha mudado, a verdade é que, no Brasil, mais de 130 milhões de usuários acessam o Facebook.
Mas por que diz-se que ele “morreu”? Porque, para algumas necessidades, esta rede pode não ser mais tão agradável. O alcance orgânico da rede é baixo (aproximadamente, 2% de alcance para páginas grandes, segundo testes, enquanto o Instagram pratica, em média, 10%). Assim, para obter resultados mais promissores dentro da rede, é necessário trabalhar com mídia paga e conteúdo patrocinado.
Por outro lado, o engajamento dentro da rede é alto, o que pode ser uma ótima chance de iniciar conversas com seu público-alvo, gerando relacionamento e, até mesmo, vendas.
Aproveite as chances que esta plataforma tem a oferecer, como o compartilhamento de conteúdos que geram engajamento, estimulam conversa dentro da rede e abuse de formatos mais interativos como o vídeo.
O gigante chegou, fique de olho!
O TikTok já é a terceira maior rede social do mundo, superando o Instagram.
São mais de 1,9 bilhão de usuários ativos e sua popularização foi extremamente rápida, conquistando a posição de app mais baixado do mundo em apenas um ano e meio.
A tendência de compartilhar vídeos curtos se multiplicou e outras plataformas já estão correndo atrás deste formato, mas, por enquanto, não são ameaça alguma para o engajamento e o alcance gigante que esta rede social chinesa ainda fornece aos usuários e marcas que já a adotaram.
O TikTok é muito popular entre jovens entre 16 e 24 anos, mas não se engane, não são só jovens que produzem conteúdo por lá. Invista!