Por que planejar a comunicação de sua empresa?

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alto falante planejamento

Com certeza você conhece um dos ditados populares brasileiros mais conhecidos: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Mas aqui o ditado é diferente: “Deus ajuda quem cedo planeja”. Isso porque o planejamento é a tarefa mais importante dentro de qualquer tomada de decisões, seja para fazer tarefas do dia-a-dia no tempo disponível, programar uma viagem ou fazer compras. São tarefas rotineiras que exigem planejamento ou você sabe que algo dará errado.

Então, quando o assunto envolve riscos, como abrir uma empresa ou fazer um investimento, o planejamento precisa ser muito bem detalhado para identificar e amenizar os riscos que podem aparecer durante o percurso, e você conseguir finaliza-lo da melhor maneira possível.

Então, vemos que planejar é a peça-chave para qualquer ação que irá tomar, pois é nessa etapa que irá estudar riscos e meios, preparando e estruturando para que seja executado. Parece trabalhoso (e é mesmo), mas imagine que, a partir desse trabalho, você irá minimizar as chances de algo dar errado e conseguir instruir toda a equipe envolvida para que todos tenham o máximo direcionamento sobre o que é pretendido.

homem pensando planejamento

“Será que estou fazendo o planejamento correto?”

Sem dúvidas que a comunicação, tanto quanto qualquer outro setor, necessita ser muito bem estruturada e planejada. Atualmente, fazer apenas publicações nas redes sociais, ajuda na comunicação com seu público, mas se você planeja todas as etapas e define qual o objetivo que você pretende alcançar, sem dúvidas suas chances de conseguir o que quer irão aumentar muito.

Seja para aumentar o número de seguidores de seu Instagram, de inscritos em seu canal no YouTube, de vendas, de interessados no seu produto ou até mesmo acabar se tornando autoridade no assunto que você está. Sem dúvidas, você precisa de uma boa estratégia para chegar ao pretendido.

Qual produto ou serviço eu ofereço?

É preciso definir detalhadamente tudo o que você oferece, lembrando de escrever de um jeito simples, claro e objetivo, para que qualquer pessoa quer ler, consiga entender.

Qual é o objetivo que quero alcançar?

Aqui, serão detalhadas as expectativas, objetivos e interesses a curto, médio e longo prazo. Como, por exemplo, aumentar o número de clientes em X%, ser influencer dentro de seu segmento, ter seu trabalho reconhecido na área, etc.

Quem é meu público?

Nesta etapa, você vai, basicamente, fazer um mapa da persona do seu público. Lembrando que aqui é voltado apenas ao público que acompanha seu trabalho e não o que finaliza a compra.

O que meu público faz e o que deseja?

Já aqui, será detalhado o perfil dos seus clientes, se houver. Dessa forma, você vai conseguir conversar melhor com eles e identificar seus gostos, costumes e lazeres, gerando proximidade e fidelização.

mesa com papel planejamento

Com essas perguntas, você conseguirá ter um panorama geral de quem é você e quem é seu público. E, a partir disso, definir: a estratégia para chegar ao objetivo; a mensuração das ferramentas que podem auxiliar nesse processo; quais canais de comunicação que sua empresa precisa estar inserida para chegar no resultado; qual linguagem a ser trabalhada; e muitos outros fatores que influenciam diretamente em seus resultados.

Sua empresa precisa de uma estratégia específica para ter um resultado? Fale com a gente para resultados surpreendentes.

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