Governo exige distribuição de água gratuita para o público em grandes eventos

COMPARTILHE

Nosso Blog

COMPARTILHE
Nosso Blog

O Ministério da Justiça e Segurança publicou, nesta terça-feira, dia 27, uma portaria no Diário Oficial da União que estabelece estratégias e regras para garantir a segurança do público em eventos de grande porte.

A iniciativa tem como objetivo proteger a integridade física dos participantes devido ao aumento excessivo das temperaturas no Brasil nos últimos anos. As medidas têm um prazo de validade de 120 dias, podendo ser reavaliadas e prorrogadas conforme a situação climática no país. Elas se aplicam a shows, festivais e outros eventos com exposição ao sol.

Seguem abaixo as determinações exigidas por meio do Art. 2º da portaria:

  • A organização do evento é obrigada a permitir o acesso a garrafas de água de uso pessoal, disponibilizar bebedouros ou instalar “ilhas de hidratação” para distribuir água gratuitamente.
  • Além disso, é obrigação do evento organizar os pontos de venda de comidas e bebidas, bem como os postos de distribuição de água gratuita, em locais estratégicos e de fácil acesso.
  • Criar uma estrutura de suporte eficaz para garantir um atendimento ou resgate rápido em situações de emergência.

As exigências, a princípio, permanecerão em vigor até 25 de dezembro de 2024, podendo ser reavaliadas e prorrogadas conforme as variações climáticas no Brasil.

Caso Ana Clara Benevides 

Todas essas medidas foram tomadas quase um ano após a morte da jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos, que faleceu enquanto aguardava o show da cantora americana Taylor Swift no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Naquele dia, a sensação térmica na cidade chegou a 59,3°C. A jovem sofreu uma parada cardiorespiratória e laudos comprovaram que a causa da morte foi exaustão térmica. 

Logo após o ocorrido, que gerou grande comoção e medo entre os frequentadores de shows e festivais de grande porte, as autoridades determinaram que a organização dos eventos deveria oferecer água gratuita ao público presente no local.

Tags

SHARE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira outros posts