No mundo do marketing, a criatividade é o combustível de tudo, mas, infelizmente, ela nem sempre dá as caras quando a gente mais precisa. Na maioria das vezes, a criatividade é definida como característica dos humanos e pode ser estimulada em qualquer fase da vida, e, pensando nisso, no blog você vai conferir 3 ações de marketing super criativas para você estimular a sua criatividade também.
Seu ambiente influência na sua criatividade
Sabe aquelas empresas com uma área colorida de jogos, puffs e enormes estantes livros e revistas à disposição de todos? Esse é um exemplo de cultura empresarial que estimula inovação e criatividade de seus colaboradores, o que é comum em empresas de tecnologia e publicidade.
Anos atrás, a Google institucionalizou uma política para que seus engenheiros dedicassem 20% do tempo de trabalho para o desenvolvimento de projetos e atividades pessoais, com objetivo de estimular a criatividade e o aperfeiçoamento profissional. Spotify, Facebook e Netflix também têm as suas políticas de incentivo; dá um Google. Traduzindo: a criatividade é estimulada por contextos externos que quebram a rotina, e não exclusivamente por tarefas que devem ter resultados criativos.
3 ideias de marketing para estimular a criatividade
Liz Taylor, Global Chief Creative Officer da Ogilvy, disse ao Think with Google:
Os clientes não dizem: “Estou muito ansioso pelo próximo anúncio!”. A troca de valor, da perspectiva do cliente, é: o que estamos fazendo para garantir que a marca, mensagem ou experiência esteja de alguma forma enriquecendo a vida deles? Por que eles vão se importar?
- Sprite
Cabines de chuveiro em formato de refil foram instaladas em praias do Rio de Janeiro para reforçar o conceito de que Sprite é um refrigerante que refresca. https://www.youtube.com/watch?v=fvxXa3OMA-s
- McDonald ‘s
O comercial mais recente traz o conceito de que levantar as sobrancelhas é um convite para ir ao Mc, fazendo uma alusão ao logo. Esse foi o primeiro comercial do McDonalds que não mostra a marca e, ainda assim, todos sabem de quem se trata. https://www.youtube.com/watch?v=arlXqMg4FO4&t=59s
- Canal TNT
Uma caixa no meio da rua com um botão com o dizer “aperte aqui para começar o drama”. Assim que a pessoa aperta, começa uma grande encenação; assista até o final, é de tirar o fôlego. https://www.youtube.com/watch?v=08rcREtFTD8
E você, se lembra de alguma ideia criativa de marketing? Compartilhe com a gente nos comentários.