YouTube & suas tendências

COMPARTILHE

Nosso Blog

COMPARTILHE
Nosso Blog

Nyna Simões

Quem atua no Youtube frequentemente se depara com alguns dados bastante esclarecedores sobre a plataforma, um deles é o Youtube Vibes.

O Youtube Vibes é um relatório trimestral desenvolvido pela Float em parceria com a equipe de cultura e tendências do Youtube. Este relatório consiste numa análise sobre o consumo de conteúdo e formação de identidades culturais com base nos dados qualitativos e quantitativos da vivência dos usuários na plataforma.

E o que ele pode nos dizer?

Absolutamente tudo em se tratando de comportamentos dos usuários que não apenas consomem os vídeos, mas também que os produzem. Por meio desse estudo é também possível imaginar as tendências de consumo a médio prazo, e com uma análise assertiva, uma empresa pode lucrar, e muito, com uma estratégia criativa de atuação dentro da plataforma.

Analisando desde sua primeira edição, podemos ver os assuntos que vêm se destacando e os números surpreendentes que representam bem o comportamento de alguns nichos. Por isso, trouxemos alguns destaques de todas as edições até agora.

O primeiro relatório foi divulgado em maio de 2021, alguns dados importantes são:

91% dos consumidores do Youtube aumentaram seu tempo na plataforma durante a pandemia

48% concordam que o Youtube é o melhor lugar para saber um pouco mais sobre muitos assuntos

48% afirmam que o Youtube ajuda a aprofundar o conhecimento sem gastar tempo demais

9 entre 10 consumidores fizeram uma compra depois de assistirem um vídeo no Youtube

Fonte: Youtube Vibes – Edição 1, float, 2021

A pandemia, como já sabemos, foi um divisor de águas em muitos quesitos, mas com tanto tempo dentro de casa, todo o acesso que tínhamos que podia nos levar a qualquer lugar de forma segura, se resumia a internet, e claro, como mostram os dados, a maneira que muitos brasileiros encontraram foi através dos vídeos.

Por meio dos vídeos do Youtube é possível saber especificamente de um assunto do seu interesse, reduzir longas jornadas de estudo a poucas horas focando naquilo que você mais precisa estudar, aprender pequenos truques do dia a dia ou se manter constantemente atualizado do que acontece nos seus entretenimentos preferidos, sem precisar vê-los na íntegra.

A verdade é que o Youtube nos proporciona muito acesso ao conhecimento de temas até então inacessíveis, e você poderá reparar nisso ao longo das edições.

Vamos agora ao segundo relatório que foi divulgado em setembro de 2021. Alguns dos dados mais importantes são:

7 em cada 10 consumidores afirmam que o Youtube os ajuda a navegar e descobrir algo novo

1/3 dos entrevistados diz que o Youtube é a plataforma que melhor combina diferentes assuntos em um mesmo conteúdo

87% das pessoas fizeram uma compra depois de assistir a um vídeo no Youtube

63,1% dos entrevistados gostam de acompanhar seus podcasts favoritos pelo Youtube

Fonte: Youtube Vibes – Edição 2, float, 2021

O Youtube é um ambiente plural e esta é uma das suas melhores qualidades, além de democrático, há espaço para tudo e para todos, portanto, é possível que você encontre vídeos de qualquer assunto do seu interesse. Desde como preparar uma receita até como trocar um plug de tomada, por exemplo, ou qual celular vale mais a pena ser comprado com direito a review de câmeras e explicações bem detalhadas sobre recursos que você nem sabia que existiam. Sim, hoje em dia um vídeo do Youtube pode ser mais eficaz que o manual do próprio produto.

Algo que vale a pena um destaque é o aumento do desenvolvimento e consumo de podcasts, assunto que inclusive já abordamos aqui no blog, muitos ouvintes gostam também de assistir seus podcasts favoritos, claro, aqueles que são filmados. Muitos estão na plataforma como uma espécie de making of, em outros é até mesmo possível você participar ao vivo através do chat enviando perguntas. Ou seja, o Youtube está sendo usado em sua totalidade para ampliar o entretenimento e manter seu usuário interessado e atualizado.

O terceiro relatório foi divulgado em fevereiro de 2022, alguns dados importantes são:

95% afirmam que usam o Youtube para acessar conteúdos sobre jogos eletrônicos

63% considera o Youtube a plataforma favorita para assistir a conteúdos criativos ou humorísticos feitos sobre seus games preferidos

50% acreditam que os games são uma forma de conhecer diferentes culturas e/ou períodos históricos

61% acreditam que os games proporcionam a sensação de estar na pele de diferentes personagens e suas histórias fantásticas

Fonte: Youtube Vibes – Edição 3, float, 2022

Aqui nós entramos diretamente no mundo dos Gamers, e os vídeos têm um grande nicho desse mercado, não podemos negar que os jogos eletrônicos, além de cada vez mais criativos, também reinventaram o entretenimento. O salto qualitativo dos games é perceptível durante pelo menos os últimos 20 anos.

Porém, o que antes era apenas um passatempo e muitas vezes tinha sua importância minimizada pela sociedade, hoje dá espaço para transformações profundas em meios, pessoas e culturas. Os jogos são capazes de estimular a conexão e formar laços em comunidades e usuários que por sua vez, alimentam esse universo diariamente na plataforma ao compartilhar suas vivências, seus truques e macetes nas fases, jogos e desafios.

O universo gamer está em constante crescimento, e há muito lugar para os vídeos sobre o tema.

O quarto e mais recente relatório foi divulgado em março de 2022, alguns dados importantes são:

64% acreditam que o Youtube é a plataforma que mais ajuda a conhecer o que há de novo na cultura brasileira

Em meio à pandemia, o Youtube teve um impacto no PIB Brasileiro de R$ 3,4 BI em 2020 gerando mais de 122 mil empregos

Para 83% o Youtube é a plataforma em que o povo brasileiro pode crescer em popularidade preservando sua identidade, não importa sua origem ou classe social

Para 81% o Youtube dá oportunidade a criadores periféricos e de baixa renda de desmistificarem sua realidade

Para 78%, o Youtube é a plataforma preferida para conhecer os diferentes “Brasis” pelo olhar dos locais

83% afirmam que assistir a vídeos no Youtube despertou a vontade de conhecer lugares novos do Brasil

Fonte: Youtube Vibes – Edição 4, float, 2022

Na mais recente edição entramos em nichos variados onde a plataforma é sustentada de maneira diversa. Em que outro lugar poderíamos ver a criação de empregos através de oportunidades para criadores de conteúdo de baixa renda? Se pensarmos nisso há anos atrás, essa possibilidade sequer seria aventada.

Saber mais sobre a cultura brasileira, sem ser por viagens ou leituras parecia muito improvável, no entanto, hoje você consegue saber sobre costumes e cultura de modo geral através do olhar de pessoas locais! Aliás, pode até ficar por dentro de problemas em regiões ou países distantes em primeira mão, coisas que até então levaríamos muito tempo para saber. O vídeo é rápido, é plural e tem entrada fácil, o que representa um alcance enorme perto de outras mídias.

A cada edição um tema se destaca, mas algo permanece igual: Trajetórias inspiram e são capazes de transformar a realidade. Seja no universo gamer, seja na hora de aprender sobre algo, na hora de criar conteúdo ou apenas consumir entretenimento, o Youtube nos proporciona um ambiente misto, cheio de criatividade e inspiração para que possamos ir além e realizar.

Motivação é uma palavra muito usada atualmente, já que por causa da pandemia e suas consequências, muitos empregos foram perdidos, emocionais perturbados e desânimo ecoado, mas por meio destes números, principalmente em relação ao PIB, vemos que podemos sim, ir adiante, reinventando maneiras para viver e criar renda de forma criativa.

Lá em cima, falamos sobre empresas ganharem dinheiro com o Youtube se tiverem boas estratégias de atuação dentro da plataforma. Bom, se você chegou até aqui, já tem motivos mais do que suficientes para criar um canal e se tornar relevante para o seu público. O Youtube oferece diversas ferramentas e cursos onde você pode otimizar a sua atuação ou do seu cliente, ganhando novos interessados e novas perspectivas.

A plataforma está aí e seus resultados também.

E você, o que vai fazer?

Tags

SHARE:

4 respostas

  1. As tendências acabam sendo direcionadas pelas views em plataformas de streaming. Uma temática que seria interessante comentar é a enorme visualização em vídeos curtos ou shorts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira outros posts