“Valor inbox“: isso ajuda ou prejudica seu negócio?

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Imagine o seguinte: você está à procura de algo para comprar na internet, então encontra o que estava procurando, porém há uma coisa: o “valor inbox“. Isso significa que o vendedor preferiu que você entrasse em contato via mensagem para saber o preço do produto.

Uma prática muito no e-commerce, mas isso é bom para o vendedor? E para o cliente é sempre motivo de desistência? Entenda essa estratégia.

Qual o objetivo dessa estratégia?

Primeiro, precisamos entender que quando uma página ou perfil recebe uma grande quantidade de mensagens, o algoritmo das redes entende isso como uma interação. Logo, começa a entregar mais seus conteúdos para os seguidores e, consequentemente, aumentando a visibilidade. É por isso que essa técnica é recorrente em perfis mais novos, que necessitam de prospecção.

Ter muito alcance para sua marca é ótimo, mas nem sempre é viável a qualquer custo. Pense: você tem sempre tempo para responder o cliente rapidamente? O tempo de retorno é um fator importante no fechamento da venda.

valor inbox

É proibido por lei

Vale ressaltar que o “valor inbox“ é ILEGAL. De acordo com a Lei nº 13.543/2017, estabelecida como a Lei de Divulgação de Preços no e-commerce, nenhuma empresa pode esconder ou dificultar a visualização de preços para o consumidor. Além disso, o Código do Consumidor, no Art. 6º III, proíbe essa prática exigindo:

“A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos, incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.”

O cliente pode, inclusive, pensar que você modifica os preços de acordo com quem pergunta. Isso tira a credibilidade da sua empresa. Pense se esta estratégia existisse fora da internet: o cliente vai numa loja de roupas e não vê os preços nas etiquetas nem araras. O único jeito é perguntando ao vendedor. Logo, as chances de desistência são grandes. Não é uma boa ideia, certo?

Muitas pessoas ainda fazem

É claro que há exceções, como em empresas de venda de atacado, projetos de decoração e arquitetura, tratamentos de beleza, estética e afins. Resumindo, negócios que modificam o preço de acordo com a demanda ou as características do pedido para gerar um orçamento.

Isso pode funcionar a curto prazo, mas logo seus clientes em potencial vão preferir outro vendedor que disponibilize o preço no post/site. Informações como preço, detalhes do produto, forma de pagamento e entrega são essenciais para um e-commerce de sucesso.

Então nada de “valor inbox“, seja transparente sobre os aspectos do seu produto e conquiste um bom relacionamento com o público.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Acesse nosso blog e nossas redes sociais!

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