Uma maçã na janela

COMPARTILHE

Nosso Blog

COMPARTILHE
Nosso Blog

Foi na década de 70 que a Apple iniciou sua jornada no mercado, quando Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne decidiram produzir computadores em miniatura para ganhar dinheiro, o primeiro deles foi denominado Apple I uma criação de Wozniak, já em 77 o lançamento do Apple II se tornou um grande sucesso e deu o pontapé inicial para a produção em grande escala dos microcomputadores.

O sucesso da empresa não parou por aí, e a adoção de interfaces gráficas de usuário foi um tiro certeiro para a Apple, embora o fracasso de seu lançamento em 83 do microcomputador denominado Lisa, um ano após veio o Macintosh que se tornou um dos pilares para os negócios da empresa por cerca de duas décadas.

 

Em 85 a empresa sentiu um baque que foi a saída de Steve Jobs e a boa fase da Apple começou a declinar. Porém em 97 a empresa deu a volta por cima e após a aquisição da NeXT e o retorno de Jobs a Apple voltou aos eixos e lançou sua quarta máquina denominada iMac, já em 2001 com o lançamento do iPod, um aparelho com design moderno e minimalista voltado para os usuários escutarem músicas, a empresa vira completamente a chave para novos produtos.

No ano de 2007 uma nova maçã brotou na macieira da Apple, com a era dos smartphones a empresa não ficou de fora e lançou o seu modelo,  denominado  iPhone, Jobs como garoto propaganda fez uma apresentação de cair o queixo onde ele dizia “Um ipod, um telefone e um comunicador de internet estes não são três dispositivos separados, este é um dispositivo e nós o chamamos de Iphone, Hoje a Apple irá reinventar o telefone.”, o aparelho fez tanto sucesso que nos dias de hoje podemos dizer que suas características como a tela multitoque e o seu formato moldam os smartphones atuais.


Apresentação Iphone por Steve Jobs

O conceito da Marca Apple foi elevado às alturas após o Iphone, o nome se tornou sinônimo de inovação e qualidade, tanto que seus produtos lançados futuramente foram sucesso absoluto no mercado como o Ipad no ramo de tablets e o Apple Watch no segmento de relógios inteligentes.

Após o falecimento de Jobs em 2011 a companhia passa a ser comandada por Tim Cook, que mantém o papel do Gênio e rosto da empresa, diversificando cada vez mais a linha de produtos ao consumidor e agregando ainda mais valor da empresa, hoje em dia além das linhas de produtos já citados a Apple produz, laptops, fones de ouvidos, tv box além de softwares de streaming que são o Apple Music e o Apple TV+, representando os ramos de música e vídeo respectivamente.

Tim e Steve (Foto por Kimberly White/Corbis via Getty Images)

O sucesso global da marca é gigante quebrando até alguns recordes históricos, no ano de 2018 a Apple se tornou a primeira companhia de capital aberto a superar U$ 1 trilhão em valor de mercado e hoje é uma das maiores empresas do mundo.

O outro lado da força representado pela Microsoft fundada por Bill Gates e Paul Allen também teve seu início na década de 70, com a junção dos termos Microcomputer e Software, a empresa diferentemente da Apple tinha como objetivo o desenvolvimento de um software para a IBM rodar no modelo Altair 8800. Quatro anos depois do serviço prestado, a Microsoft foi contratada para desenvolver um sistema operacional que conseguisse bater de frente com o já citado Lisa, da Apple.

No ano de 76 a Microsoft lançou o FORTRAN para computadores baseados em CP/M e o seu pontapé inicial no ramo de sistemas operacionais foi no ano de 1980 com o lançamento da Xenix, a versão da Microsoft do Unix.

Em 81, Gates cria o Windows, famoso sistema operacional da Microsoft, com um lançamento conturbado por problemas de distribuição o produto só começa a ser comercializado no ano de 85, denominado Windows 1.0 o programa introduziu alguns periféricos como o mouse e alguns aplicativos como: bloco de notas, calendário, calculadora, relógio, Paint e até mesmo o programa que está sendo utilizado para escrever esse texto chamado de Microsoft Word. Em 87 Gates aumentou a gama de aplicativos adquirindo o PowerPoint e o Excel que formavam o Pacote Office, não podemos esquecer o Internet Explorer, navegador mais utilizado entre os anos de 1998 a 2012 criado pela Mircrosoft, batendo de frente com o Netscape, e revolucionando o mercado dos navegadores.

O tempo passou e com ele a consolidação da Marca também, foram lançadas algumas versões do Windows podendo citar as mais famosas como o 98, XP, 7 e 10 e a versão Tablet Microsoft surface, para Tablets, a Microsoft também se arriscou nos sistemas para smartphones chamados de Windows Phone que sucessivamente se tornou Windows Mobile, mas nessa área não obteve tanto sucesso quanto sua concorrente a Apple.

A Microsoft também tem seus pés enfiados na linha de games, em 82 viu um de seus jogos fazer grande sucesso o Microsoft Flight Simulator, outro game que bombou mas no ramo de batalhas táticas o Age of Empires e com periféricos como a linha de controles Sidewinder. Já nos anos 90 com a mudança na filosofia dos jogos de 2D para 3D surgiram diversas placas gráficas com modelos e fabricantes diferentes, o problema disso é que o programador tinha que desenvolver códigos compatíveis com os diversos padrões de placas, então a Microsoft resolveu esse problema lançando o DirectX,  que unificava um conjunto de soluções para a criação de jogos em 3D. Em 2001 teve o lançamento do seu primeiro console o XBOX, que basicamente significava “uma caixa que roda DirectX”, o evento contava com o ator e ex-lutador de WWE, Dwayne Johnson (The Rock) e Bill Gates, o console não fez tanto sucesso quanto o seu concorrente Playstation 2, mas na geração seguinte com o XBOX 360 a Microsoft batalhou de igual para igual com o Playstation 3 e teve sua enfim primeira grande notoriedade no mercado de consoles, lançou posteriormente as novas linhas como o kinect capaz de capturar o movimento dos jogadores, o Xbox One, Xbox One S, Xbox One X e os mais novos Series X/S.


Gates e Dwayne no lançamento do Xbox

A linha de games também conta com o serviço de assinatura Xbox Game Pass, onde oferece diversos jogos incluindo alguns lançamentos e AAA, podendo ser feito o download ou por meio da nuvem, com atualizações semanais por um preço fixo ao mês.

As duas marcas hoje são gigantes do mercado e estão presentes na vida da grande maioria das pessoas, a quem prefira os aparelhos da Apple apresentando sua tecnologia inovadora e refinada oferecendo qualidade para os usuários focados em softwares gráficos como designers e fotógrafos, e a quem prefira a Microsoft com seu design fácil de entender e estrutura que oferece um pouco mais de liberdade com programas e periféricos, nessa batalha eu escolho o avanço tecnológico que ambas as empresas trouxeram para a humanidade e que ainda serão capazes de nos oferecer.

E você, já escolheu algum lado nessa batalha ou também apoia as duas e o desenvolvimento da tecnologia gerado por elas ?

Tags

SHARE:

30 respostas

  1. Excelente artigo, me fez lembrar do meu ipod 4, pois adorava ele. Acho uma pena o windows phone nao ter dado certo, espero que tentem apresentar alguma inovação no futuro.

    1. Muito Obrigado, eu duvido um pouco que a Microsoft volte com as linhas de smartphone mas eu acredito fortemente na linha de games e serviços por assinatura, uma coisa que eu não citei no texto mas vale a pesquisa é o fato de poder jogar os jogos via streaming com o xbox ultimate e um detalhe, sem a necessidade de ter um console, você pode ter acesso direto da TV segue o link https://www.youtube.com/watch?v=zLkn0wGs7Qk

  2. Esse assunto apresentado é a excelente referência para aqueles empreendedores iniciantes, que as vezes tem uma idéia genial mas não coloca no mercado.
    Parabéns Victor pelo conteúdo.
    Boa sorte!

  3. Não sou da área, porém recolhi muita informação. Vou enviar o link para o meu neto que, por estar cursando TI, o tema será bastante instrutivo. Parabéns.

  4. Gostei muito da história das marcas. Lembrei do tempo do Windows 3.11, NT e 95. Como tudo era difícil de configurar.
    Parabéns pelo blog.

  5. Victor ,parabéns pelo excelente texto.
    Pudemos ter uma ideia exata da evolução das empresas ,com detalhes muito interessantes ,que explicam o sucesso .
    Pessoal de TI iniciante vai delirar .
    Que seja o primeiro de muitos artigos pois vice tem talento.
    Grande abraço.

    1. Obrigado, com certeza essas empresas trouxeram uma evolução que é utilizada por grande parte da população mundial, trazendo inspiração para não só os profissionais de TI mas para todos que almejam o sucesso.
      Mais posts no blog em breve.
      Um grande abraço.

  6. Victor, muito boa matéria. Como usuário passei por todas as fases da evolução do Windows e da Apple. Há uma batalha comercial entre as duas grandes marcas, porém os beneficiados serão sempre os usuários, que tem livre escolha. Empreendedorismo técnico e científico depende de vários fatores, mas a semente principal é sempre a vontade humana de evoluir.
    Muito bom !!! Abraços

    1. Obrigado, muitas histórias eu não citei mas uma empresa sempre teve sua participação com a outra, tanto aliadas como inimigas, atualmente podemos ver vantagens de uma sobre a outra dependendo do ramo de cada produto como a Apple em Smartphones e a Microsoft em jogos e computadores, mas o mais importante é que com sua evolução e busca por destaque nessa batalha nós usuários nos beneficiamos com excelentes produtos e uma evolução tecnológica constante.
      Um grande abraço.

  7. Que legal! Um amigo meu tinha um Macintosh! Lendo seu artigo é impossível não lembrar dos 386 e 486… Bons tempos onde a inovação e o empreendedorismo eram marca caracteristica desses pioneiros do Vale do Silício! Parabéns pelo artigo.

    1. Obrigado, o Macintosh sem dúvidas foi um marco na história da Apple e ficará na memória de seus usuários, por agora temos que esperar novas criações pode parecer que estamos um tempo estacionado nas tecnologias já criadas mas sempre vai existir um gênio que pense fora da caixa e lance um produto revolucionário que mude a cara do mercado completamente.

    1. Obrigado, hoje em dia é muito raro encontrar alguém que não teve contato com os produtos criados por essas duas empresas, ambas as empresas influenciaram o dia a dia das pessoas.

  8. Excelente Artigo , uma historia de dois visionários que impulsionaram seus sonhos e criatividades para transformar as duas Empresas mais valiosas do mercado. Parabéns e sucesso .

  9. Show! Estas histórias fazem parte da evolução tecnológica que vivemos hoje, e que nos surpreenderemos amanhã. Parabéns👏👏👏

  10. Excelente, O que Redes faz com as pessoas é espetacular!
    O Victor é nosso aluno no Curso Técnico de Redes EAD, Turma 5, está no Módulo 3! E está de parabéns por esta publicação!
    É com grande orgulho que vejo as pessoas andando no caminho certo! DEUS te abençoe e Muito Sucesso Menino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira outros posts