É o conteúdo criado pelos consumidores em vez de empresas ou influenciadores pagos. Pode-se encontrar o UGC em diversos formatos, como vídeos, fotos, comentários e avaliações.
Este tipo de conteúdo está ganhando crescente popularidade, pois os consumidores buscam cada vez mais por conteúdo autêntico e confiável. Um estudo do Instituto Nielsen revela que 92% dos consumidores em todo o mundo confiam plenamente nas recomendações de amigos ou familiares em comparação a qualquer outra forma de propaganda. Em seguida, 70% confiam nas opiniões de quaisquer pessoas no ambiente virtual.
A queda na confiança dos influenciadores é um fator impulsionador do crescimento do UGC. Os consumidores estão se cansando de ver influenciadores promovendo produtos e serviços que não refletem seu uso ou suas crenças. Eles buscam conteúdo mais autêntico e que forneça uma perspectiva genuína sobre o produto ou serviço.
O conteúdo UGC é uma ferramenta poderosa que está em ascensão e que empresas podem empregar para se conectar de maneira eficaz com os consumidores.