O Natal se aproxima, e isso significa que estamos em uma época do ano em que diversas empresas de diferentes segmentos produzem uma espécie de ‘filme’ como campanha publicitária de fim de ano, com o objetivo de promover seus produtos mais vendidos nesta época.
Por isso, neste penúltimo blog do ano, vamos mostrar algumas marcas e seus respectivos comerciais publicitários, famosos por gerar comoção em todos, seja através da televisão, redes sociais e plataformas de streaming .
A Bauducco, maior fabricante de panetone do mundo, é uma das maiores referências quando o assunto é marketing no mês de dezembro. Isso porque, todo ano, a marca prepara com exclusividade um ‘filme’ com uma mensagem especial, que é exibido durante o mês das festas de encerramento do ano. A cada ano, é contada uma história diferente, com personagens, trilhas sonoras e cenários novos.
Neste ano, a Bauducco produziu um comercial de 90 segundos que se torna ainda mais emocionante ao som da melodia de Con te Partirò, de Andrea Bocelli. A narrativa se passa em um aeroporto, na noite de Natal, quando a personagem principal tem seu voo cancelado e fica impossibilitada de retornar à sua cidade natal. Nesse momento, um garotinho aparece para dividir com ela um pedaço de panetone da Bauducco.
A partir daí, o garotinho começa a distribuir panettones e chocottones da Bauducco para todos os presentes no aeroporto, enquanto imagens da produção em massa dos produtos aparecem na tela. Simultaneamente, a melodia da canção ganha intensidade, e as pessoas no ‘filme’ começam a se abraçar e a saborear os produtos da marca. A cena reforça a importância de vivenciar boas sensações e criar memórias afetivas com as pessoas, independentemente do lugar onde você esteja.
Outra grande marca que sempre encanta e emociona com seus comerciais e ‘filmes’ em datas comemorativas é O Boticário, uma das maiores perfumarias do Brasil. Neste ano, a marca preparou uma campanha de Natal para lá de especial, já considerada a maior produção de toda a sua história.
O curta-metragem, intitulado “Casa de Vidro”, retrata, em quase cinco minutos, a realidade de diversas famílias. A narrativa é baseada no momento em que os papéis se invertem e os filhos precisam cuidar dos pais. Na história, duas irmãs discutem em plena noite de Natal, pois uma delas abdicou de parte de sua vida para cuidar da mãe, enquanto a outra não consegue dedicar tempo nem para visitas de rotina.
As duas irmãs discutem na maior parte do vídeo da campanha, intercalado com flashbacks de quando eram mais novas. Porém, ao final, elas se reconciliam, vão até a mãe e a abraçam, percebendo que o maior medo de ambas é perdê-la. O curta-metragem se encerra com um abraço em família e a mensagem: ‘No cuidado, o amor se fortalece’.
A trilha sonora, embalada por You Learn, de Alanis Morissette, conecta e emociona especialmente os brasileiros da geração Millennial, que são os mais propensos a vivenciar situações familiares dessa natureza. Além do curta, o marketing de O Boticário produziu uma versão reduzida de 60 segundos para exibição na TV aberta e fechada.
Esses são apenas dois exemplos entre as milhares de propagandas emocionantes deste final de ano, cada uma trazendo mensagens que aquecem o coração e nos fazem refletir sobre o verdadeiro espírito desta época: união, cuidado e amor. Que essas histórias continuem nos inspirando a criar memórias inesquecíveis ao lado de quem mais importa.