Marketing sensorial: O que é e como funciona

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O marketing sensorial é a conexão emocional criada com a marca. O que talvez  você não saiba é que esse tipo de marketing pode ser utilizado como estratégia de venda para estabelecer um vínculo emocional com o cliente, explorando os 5 sentidos do corpo humano (olfato, paladar, audição, visão, e tato). 

Este meio do marketing é muito competitivo, por isso é necessário fazer o possível para influenciar o inconsciente do consumidor, estimulando os vários sentidos, de modo a fazer com que o cliente se identifique de alguma forma com a sua marca, a ponto de consumir seu produto. 

Como funciona o marketing sensorial?

Já explicamos o que é o marketing sensorial. Agora, você irá ler sobre como cada um dos sentidos humanos atua neste tipo de estratégia.

Olfato

O olfato é um dos sentidos mais importantes, pois os cheiros podem trazer memórias e influenciar as emoções dos clientes. Quando estimulados da maneira correta, geram uma identificação entre o consumidor e a marca.

Podemos citar como exemplo os hidratantes labiais da Carmed da linha Fini. Ao cheirar o produto, automaticamente o consumidor se lembra dos docinhos da marca. O sucesso foi tanto que a Carmed lançou também a linha Barbie e muitas outras com aquele cheirinho que todo mundo ama. 

Paladar

O paladar costuma ser usado em ambientes que demandam tempo, como lojas ou consultórios, nos quais, para evitar impaciência, os lojistas oferecem café, chá e bolachas enquanto os clientes aguardam a consulta ou o atendimento. Assim, o cliente tem uma boa experiência sensorial.

Outro exemplo do uso do paladar no marketing sensorial é quando uma loja de doces ou sorvetes, oferecem uma colher para degustar algum doce ou saber de sorvete, permitindo que o cliente tenha certeza de que irá gostar do item que está prestes a pedir.

Audição

Os sons também podem influenciar nas emoções do consumidor, pois podem deixar o ambiente mais acolhedor e agradável. Sons da natureza, músicas tranquilas ou até o som do produto que está à venda, como uma caixinha de som, por exemplo. 

O áudio também pode ser utilizado, como uma música ou jingle para a loja, o que faz com que a melodia entre no inconsciente do cliente, criando associações com a marca e garantindo que o consumidor não esqueça determinada loja ou produto.

Visão 

A visão tem uma importância muito relevante entre os 5 sentidos, pois ajuda na identificação de uma marca logo de primeira. Por esse motivo, é muito importante que toda marca tenha sua identidade visual, que é formada por um conjunto de elementos para a publicidade, como nome, logo, cores, tipografia e slogan.

Com certeza, existem marcas que ao olhar você já sabe qual é a loja e o que ela vende, não é mesmo? Exatamente, marcas como Coca-Cola, McDonald’s e Apple são alguns exemplos de lojas que são identificadas de forma imediata pelo consumidor.

Tato

O tato é muito relevante para o consumidor experimentar o produto desejado e ter certeza de que fará uma boa compra. Por exemplo, ao ir em lojas de roupas, costuma-se experimentar as peças para avaliar se fica bem no corpo ou se são confortáveis.

Podemos citar também lojas que vendem imóveis, pois os clientes gostam de deitar em uma cama, sofá ou cadeira para analisar se será um dinheiro bem gasto. Esse sentido pode influenciar significativamente a decisão de compra.

O uso de embalagens chamativas e com materiais diferenciados pode proporcionar uma sensação agradável ao toque, influenciando automaticamente na decisão de compra daquele produto.

As vantagens do marketing sensorial 

O marketing sensorial vem crescendo muito e só tem a contribuir no desenvolvimento das empresas, pois é através do agrado, independentemente do sentido utilizado, que as marcas conseguem criar conexões emocionais mais fortes com os clientes.

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