Alguma vez na vida você já ouviu falar em funil de vendas? Se não, não se preocupe. No blog de hoje, vamos te explicar o que é, para que serve, como reconhecer seu cliente no funil de vendas e quais são as principais etapas deste processo.
O funil de vendas é um modelo que descreve o processo pelo qual os potenciais clientes passam, desde o primeiro contato com uma empresa até a concretização da compra. Além de ser dividido em três etapas principais:
O topo do funil é a primeira etapa do processo, também conhecida como a etapa do aprendizado e descoberta. Aqui, a empresa atrai a atenção dos clientes que ainda não conhecem muito bem ou não estão familiarizados com a sua empresa. É o momento de apresentar quem você é e o valor que sua empresa pode oferecer a esses clientes, criando conteúdos objetivos, atraentes e simples, como os populares reels, que tem grandes alcances nas redes sociais.
A segunda etapa é chamada de meio do funil e também pode ser conhecida como o reconhecimento do problema e a consideração de solução. Aqui, começa-se a construir um relacionamento com o cliente. Neste momento, o possível futuro cliente já está interessado em seu conteúdo, por isso é a hora certa de começar a interagir com ele, utilizando estratégias nos stories, por exemplo, a fim de desenvolver uma conexão e conduzi-lo à terceira etapa do funil.
Por fim, chegamos à terceira e última etapa, conhecida como fundo do funil ou decisão de compra. É uma etapa importante para aplicar técnicas de vendas, como a utilização de links de vendas. No entanto, é bom evitar postar vendas todos os dias. A criação de conteúdos que façam o cliente sentir necessidade do seu produto é essencial.