Você já parou para pensar quantas estratégias foram usadas para marcas como Coca-Cola ou Nike serem tão valorizadas e reconhecidas mundialmente? A resposta nesse valor sentimental está nas estratégias de branding. Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre a importância do branding para o crescimento de uma empresa, fique até o final do blog para entender melhor esse conceito. Pois vamos explorar o que é branding, apresentar cases famosos, destacar os principais benefícios e mostrar como começar o branding de uma empresa.
Fonte: banco de imagens
O que é branding?
Branding é uma estratégia de gestão de marca que visa criar uma identidade sólida e positiva, que garante seu reconhecimento, valor e bom posicionamento perante o público e o mercado.
Ou seja, cada estratégia de branding fortalece a identidade de uma marca para que ela tenha uma personalidade impactante na percepção de todos. Além disso, um branding bem desenvolvido facilita a aceitação da marca no mercado e seu reconhecimento por públicos distintos.
Com isso, o branding envolve identidade visual, marketing e divulgação, juntos à administração, planejamento e estratégias de negócio. Quando o branding é consistente, a marca se torna tão reconhecida que uma campanha de marketing nem precisa se preocupar em mostrar o logo para o público saber de qual marca se trata.
Cases famosos de branding
A parte emocional do branding também significa contar histórias e transmitir uma percepção de benefício em relação a um produto ou serviço. E isso constrói os valores da marca. As gigantes McDonald’s, Nike, Coca-Cola e Skol fazem isso com maestria. Quem lembra do impacto dessas frases:
“Amo muito tudo isso”
“Just do it”
“Abra a felicidade”
“A cerveja que desce redondo”
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Percebeu o sentido de benefício nesses 4 cases acima? Esses são os maiores exemplos de branding que o mercado tem até o momento.
Principais benefícios do branding em uma empresa
⦁ Reconhecimento: um branding bem estruturado permite que o público reconheça e diferencie uma marca de outras semelhantes, tornando-a mais falada e procurada.
⦁ Atração de novos clientes: a consistência no branding aumenta a confiança do público, aumentando o seu interesse em ser cliente. Ou seja, uma marca vende mais por comunicar sua identidade de forma adequada.
⦁ Colaboradores engajados: a coerência no branding corporativo faz com que os colaboradores “vistam a camisa”. Isso porque eles podem comparar, melhor do que ninguém, a boa reputação com o que é realmente feito.
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Como começar o branding de uma empresa?
Se o branding está em diversos aspectos que uma empresa usa para ser bem vista pelo público, então o branding pode começar com uma identidade visual impactante; logotipo, fonte, cores, slogans, etc. E para dar vida a esses elementos, entra a estratégia de personalidade, com tom de voz, canais de divulgação, conteúdo, entre outros. Se você se interessou em desenvolver o branding da sua empresa para se destacar dos concorrentes e ter a sua marca reconhecida pelo público, entre em contato, pois vamos analisar, planejar e executar estratégias para você.