O uso de inteligência artificial já se tornou cotidiano, seja por meio de chatbots de atendimento ao consumidor ou de uso doméstico, como o ChatGPT. No entanto, a inteligência artificial está presente em outros lugares além de computadores e smartphones, sendo um deles chamado de “dispositivos vestíveis”, como os óculos inteligentes, por exemplo. Agora, a última novidade dessa categoria se chama AI Pin, semelhante a um broche, que veio para competir com os smartphones.
Se você ainda não viu a apresentação do AI Pin, continue a leitura para descobrir as principais funcionalidades desse novo dispositivo com inteligência artificial.
O que é o AI Pin?
AI Pin identificando informações de frutas/Fonte: divulgação
AI Pin é um dispositivo alimentado por inteligência artificial cuja proposta é ser um “celular sem tela”. Ao prender o AI Pin na roupa, como sugerido, é possível falar, gesticular e tocar para tirar fotos, além de interagir com uma assistente virtual.
O dispositivo mostra-se descomplicado em relação aos smartphones por ser integrado com inteligências artificiais, incluindo o ChatGPT-4. Sendo assim, seu uso por comandos visa unificar a interação do usuário com a tecnologia e modelos de linguagem avançados, sem a necessidade de aplicativos, por exemplo.
Dispositivo AI Pin separado da bateria/Fonte: divulgação
Estrutura de duas partes: um dispositivo quadrado e uma bateria, que podem ser acopladas magneticamente à roupa. Por não dispor de telas, as partes visuais do AI Pin são por meio de uma câmera de 13 megapixels que capta fotos, identifica objetos e, em breve, vídeos; e um pequeno projetor a laser que transforma a palma da mão em tela.
Configurações Básicas do AI Pin
Embora o AI Pin suporte fones de ouvido via Bluetooth, seus alto-falantes integrados são projetados para criar uma bolha de som ao redor do usuário, com a função proporcionar mais a privacidade da interação entre a assistente virtual, chamada AI Mic, e o usuário.
Entre os tipos de conexões, o AI Pin vem com um número de telefone (operadora T-Mobile), roaming internacional, GPS, Wi-Fi e Bluetooth.
Assista à apresentação completa do AI Pin
Conheça a Startup Humane
Fundada por ex-funcionários da Apple, o casal Imran Chaudhri e Bethany Bongiorno, a startup Humane, do Vale do Silício, tem uma lista de investidores que incluem Sam Altman, CEO da OpenAI, que detém a maior participação externa com quase 15%; CEO da Salesforce, Marc Benioff; Microsoft; além da LG, Volvo e Qualcomm.
A Humane associa as facilidades do dispositivo portátil com um estilo de vida focado em aproveitar os momentos reais do cotidiano, com mais leveza e liberdade, sem as telas. Portanto, por estar sempre pronto para pesquisar na internet e se comunicar, o AI Pin, segundo a startup, pode ser um substituto para os smartphones.
Em fase de pré-lançamento, a Humane ainda planeja adicionar outros recursos de navegação e compras, além de oferecer suporte para desenvolvedores criarem novas ferramentas, o que se mostra um grande atrativo para os entusiastas de dispositivos vestíveis.
Vale mencionar que o dispositivo foi criticado por seu preço, que custa US$ 699 e uma assinatura mensal de US$ 24. O lançamento do AI Pin está programado para o início de 2024.
E você, compraria essa novidade?
Compartilhe com a gente nos comentários.
Leia também: