Mais do que nunca, as redes sociais têm sido foco de debates incessantes sobre sua importância nos relacionamentos cotidianos. Em um período em que a vida se encontra impactada pelos efeitos da Covid-19, estratégias precisam ser criadas para superar problemas de comunicação nos mais diversos contextos sociais. É fato que, diante da pandemia, o gerenciamento das redes nunca foi algo tão importante, tanto em termos éticos como econômicos.
Nas esferas privadas e públicas, os comportamentos das pessoas foram afetados em níveis profundos, o que indica caminhos para a revisão de hábitos e prioridades. Sem a alternativa do contato presencial, muitas viram a possibilidade de se aproximar e buscar informações na internet. Ao mesmo tempo, serviços passaram a funcionar em modelo home office, as aulas escolares e universitárias encontraram soluções no online, assim como os relacionamentos familiares e os momentos de lazer. A vida passou a ficar, em grande parte, direcionada ao digital.
Por esse motivo, construir uma comunicação responsável tornou-se uma tarefa essencial para todos que desejam reforçar relacionamentos nesse momento desafiador. A projeção sinaliza que as pessoas estão cada vez mais
buscando ligações afetivas nas redes. No que diz respeito às atitudes, é possível observar cuidados personalizados em relação ao consumo. Isso se refere a produtos e serviços, mas também ao que as pessoas irão legitimar em termos de valores. Em outras palavras, o intenso acesso às redes sociais tem deixado uma mensagem importante: os relacionamentos importam.
O que antes era comum está agora inacessível, mas ainda presente no imaginário social. O contexto suplica a elaboração de um pensamento que conecta as pessoas mesmo afastadas, uma proposta para irmos além das soluções habituais. É o estímulo a novas produções direcionadas, que necessitam de engajamento a propósitos e dedicação a momentos. Não é de hoje que uma comunicação humanizada ajuda a reforçar laços e conectar pessoas. Agora, essa premissa se confirma ainda mais. Apresentar mensagens relevantes nunca foi tão importante.