A Guerra de Refrigerantes

COMPARTILHE

Nosso Blog

COMPARTILHE
Nosso Blog

Atrás de uma grande batalha de marcas vem uma grande Guerra Mundial e foi na década de 1940 que essa história começou, ambas as empresas enfrentavam uma crise de fornecimento por conta do açúcar, a Coca-Cola, mais esperta, se nomeia como o refrigerante americano e consegue convencer as autoridades de que a bebida é necessária em tempos de guerra, oferecendo uma Coca-Cola refrescante para os soldados dos EUA pelo valor de 5 cents se tornando um símbolo para os Americanos e começando a ter popularidade na Europa.

Já a Pepsi com a criação de uma equipe de marketing Afro-Americana foca na diversidade, atingindo principalmente as comunidades negras, e futuramente o público mais jovem vendendo o refrigerante não como um produto, mas sim um estilo de vida, o que deixou os seus comerciais muito mais atrativos e descolados, destoando da sua rival.

A Coca-Cola sentindo o baque começa a utilizar mensagens de esperança com intuito de aumentar a diversidade de seu público e Bill Backer, executivo da empresa elabora um comercial com uma mensagem de esperança com o uso da música I’d Like to Teach the World to sing( In Perfect Harmony ), se tornando um dos anúncios mais caros da época com o valor de 250 mil dólares, que você pode conferir no vídeo abaixo.

Para não ficar para trás a Pepsi foca na ousadia e lança o Pepsi Challenge, onde o público “vendado” provava os dois refrigerantes de Cola e assim escolhiam o que mais agradava o seu paladar, o resultado você acompanha no vídeo.

A equipe da Coca-Cola após sentir esse nó tático de marketing da Pepsi começa a questionar o gosto do seu produto e resolve então lançar uma nova fórmula apelidada de The New Coke. O lançamento foi muito comemorado pela equipe da Pepsi, até porque “se o rival teve que reformular significa que a nossa é melhor”. O resultado não foi comemorado pelos consumidores que reclamaram muito sobre o novo sabor do refrigerante tornando a New Coke o maior fracasso da empresa e mais um baque para a Coca-Cola.

Na década de 90 com o seu paladar mais estabelecido as empresas agora buscavam mostrar seu lado mais emocional tanto na cabeça quanto no coração do público. A Coca criou os “ursos polares” trazendo uma imagem mais fofinha e simpática para a marca, já a Pepsi utilizou uma estratégia diferente ao trazer ícones do pop como Britney Spears, Michael Jackson, Shakira e Katy Perry. Não ficando para trás a Coca trouxe Whitney Houston, Paula Abdul, Elton Jhon e Will.i.am, esta batalha de famosos ainda hoje é utilizada pelas duas marcas.

Parceria entre Pepsi e Michael Jackson #ThisIsPepsi, Créditos: MJ Beats

Com estratégias focadas nas embalagens, a Coca-Cola lançou a campanha com nomes nas latas que atraiu diversas pessoas a comprar uma latinha mesmo sem consumir o refrigerante, eu mesmo tenho uma lata de Coca-Zero com o meu nome mesmo sem beber, e de tempos em tempos surgem novas estratégias que colocam a marca em primeiro lugar na batalha de acordo com o Wall Street Journal, mas para nós consumidores essa batalha está longe de acabar e volta e meia um comercial mais ousado das duas aparece para nos divertir e aumentar o nível de tensão entre as empresas.

A Coca-Cola também tem as caravanas Natalinas que levam caminhões iluminados para diversas regiões, trazendo alegria para a criançada que quer ficar pertinho do Papai Noel e também abrindo uma oportunidade absurda de divulgação da marca que já é bem consagrada.

Hoje em dia a batalha é por conta da saudabilidade, a Coca-Cola abriu diversos braços além dos refrigerantes como sucos, águas, chás e energéticos, mesmo o refrigerante sendo responsável por ¾ das vendas. Já a Pepsi deixa a Pepsi-Cola um pouco de lado e foca na Pepsico que também abrange outros produtos além do refrigerante incluindo sua mais nova aquisição a Celsius, a bebida que promete emagrecer com suas propriedades termogênicas.

O mercado de refrigerantes hoje é comandado pela Coca-Cola com 43,7%, enquanto a Pepsico fica com 24,1% dessa fatia. Falando em quantias gerais o valor da Coca-Cola é de U$185 bi já a da Pepsico U$188 bi levando em consideração todas as marcas das empresas, mostrando que mesmo a Coca dominando o mercado das Colas, a Pepsico supera o seu valor com sua grande variedade de produtos.

No fim das contas a guerra entre essas empresas já dura quase 100 anos e é a mais clássica do mercado tendo momentos de pico e queda, dividindo opiniões dos consumidores e chamando atenção de marketeiros que curtem o espetáculo tático e ousado das empresas como os do próximo vídeo. 

Curiosidades

No mês de Junho em Parintins-AM ocorre o “Festival de Parintins” que reune pessoas do Brasil inteiro para torcer pelo seu boi preferido, e a Coca-Cola não fica fora dessa com uma edição especial de seu refrigerante para cada a lata vermelha representa o Garantido e a lata azul o Caprichoso.

A Pepsi lançou um mascote chamado “Pepsi Man” ele ficou tão famoso que a empresa criou um jogo no estilo Run onde o objetivo do jogador era coletar o maior número de latinhas de Pepsi possível e desviar dos obstáculos da cidade

Tags

SHARE:

4 respostas

  1. Particularmente sou muito mais fã de uma coquinha gelada, porém a Pepsi tem seu valor também.
    Muito interessante essa parte de % de mercado que a Coca Cola tem
    Parabéns pelo texto Victor 👏🏻

  2. Parabéns pelo texto, Victor!! Interessante saber mais sobre as diferentes estratégias adotadas por essas empresas, não sabia dessa ligação entre a Pepsi e diversidade. Não sou muito fã de refrigerantes em geral, mas entre uma coca e uma pepsi, prefiro pepsi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira outros posts