Todo ano surge uma nova tendência, seja na moda, na música, decoração, e no design não é diferente. Falando especificamente do design de logos, nos últimos anos, houve um aumento de redesign de logos de empresas já consolidadas no mercado, atentando às novas tendências e atualizando suas marcas.
O crescimento da participação das empresas no online também influencia na mudança de seus logos, pois é necessário haver aplicações digitais adaptadas a todos os tipo de plataformas.
Confira 5 das tendências que têm um grande impacto nos logos atuais:
Minimalismo
O uso do minimalismo e da simplicidade surgem da necessidade das empresas de terem um logo aplicável a várias plataformas com facilidade. Logos com muitos detalhes, por exemplo, podem nem sempre funcionar bem smartphones, tablets, computadores ou banners em geral.
Alguns bons exemplos disso são CVC, Ultragaz e Burger King, que recentemente fizeram seu redesign adotando a tendência minimalista:
Auto adaptação
Como dito anteriormente, as marcas estão cada vez mais online, por isso seus logotipos devem ter essa flexibilidade em se adaptar em diferentes plataformas e modos de visualização. Outra tendência que dá essa facilidade de adaptação é o logo responsivo, que nada mais é que a capacidade de se adaptar a diferentes tamanhos de telas e dispositivos.
Degradê
Ah, o degradê! Adorado por tantos e odiados por tantos outros, que querendo ou não, é uma tendência para o design de logos. Podemos dizer que esse estilo ganhou força após o Instagram, em 2016, adotar este redesign. É notável também o aumento da utilização das cores neons nas novas composições deste estilo.
Semi-flat
O semi-flat ou flat 2.0 segue o mesmo princípio do flat tradicional, porém é mais refinado, pois utiliza sombras em suas dobras ou um leve degradê dando a sensação de tridimensionalidade. Esse efeito torna o desenho mais realista e deixa o logo mais moderno.
Um exemplo de empresa que adotou a utilização deste semi-flat é a Netflix:
Sobreposição
Nesse efeito, é utilizada a sobreposição de cores, criando tons secundários. Esse estilo traz características modernas, pois são trabalhados os fundamentos de: luz, sombra e volume, sendo um bom negócio para empresas ligadas à tecnologia ou modernidade. Além de criar uma personalidade única ao logo se bem utilizado.
Está procurando formas de valorizar sua empresa e refazer o branding de sua empresa? Entre em contato com a gente!