Milhões de pessoas utilizam diariamente o metrô para se deslocar, o que o torna um cenário dinâmico com inúmeras oportunidades para campanhas de marketing criativas. E devido a essa quantidade de pessoas transitando pelas estações, o metrô tem a capacidade e espaço estratégico para impactar e envolver o público. Neste blog, apresentaremos três ações de marketing realizadas no metrô e que conquistaram a atenção dos passageiros. Descubra como essas campanhas proporcionaram experiências únicas e resultados significativos para as marcas envolvidas.
Ações de marketing no metrô, será que ainda funcionam?
Segundo uma pesquisa feita pela JCDecaux com o Instituto Datafolha, afirma que 90% dos usuários do Metrô de SP gostam de ver publicidade e consideram a possibilidade de interagir com os anúncios.
Desse público, 47% têm o hábito de postar fotos e vídeos de anúncios nas redes, 45% pegam os brindes distribuídos, 29% interagem com as ações e 22% costumam escanear o QR Code dos anúncios.
Diante dessa aceitação, as ações de marketing nos metrôs têm ganhado força. E isso inclui divulgar lançamentos do audiovisual. Olha só:
Netflix faz marketing no metrô com cenários interativos
Recentemente, a Netflix montou um cenário interativo para promover a série Rainha Charlotte: Uma História de Bridgerton. Instalado na Linha Amarela, o cenário expõe detalhes e referências da série em estilo instagramável. Além disso, figurantes caracterizados recebiam, à la realeza, os passageiros que quisessem interagir com o espaço.
Confira os detalhes:
@mirianemsp Ativação Netflix da série Rainha Charlotte em São Paulo, na estação Fradique Coutinho, Linha 4 - Amarela, sentido Vila Sônia 👑 #ativação #rainhacharlotte #netflixbrasil #metrôdesãopaulo #metrôsp #metrô #linha4amarela #sãopaulo #sp #saopaulosp ♬ som original - Mirian em SP
(Fonte: TikTok/@mirianemsp)
Outra campanha interativa bem-sucedida foi para a série “Wandinha”, que contou com um vagão temático e recado com a voz da personagem. Vale destacar que a série Wandinha tornou-se a 3ª série de língua inglesa mais assistida da plataforma Netflix. Ou seja, investir em diferentes formatos de divulgação podem influenciar no desempenho de um lançamento.
Ligue o som:
@dayanea.silva peguei o metrô da wandinha #fy #wendynesday #wandinha #metro #viral #familiaaddans ♬ som original - Daya
(Fonte: TikTok/@dayanea.silva)
Estação de metrô agora leva o nome Pernambucanas
A marca Pernambucanas adquiriu os direitos do nome da Estação Paulista, que agora passou a se chamar Estação Paulista-Pernambucanas. Elevadores, vagões, outdoors e escadas rolantes poderão exibir anúncios da marca, o que vai impactar o público que utiliza o metrô de São Paulo.
(Fonte: Metrô CPTM)
Hi, Barbie! (Sob trilhos)
Para divulgar o filme Barbie, um dos vagões da linha 4 recebeu uma decoração completamente rosa, que estampou frases e cenas do filme. Entre as portas, paredes e piso rosa brilhantes, há imagens dos atores Margot Robbie e Ryan Gosling caracterizados como Barbie e Ken:
@sarubbixz Hi Barbie! 👋💖 🎀 Agora os passageiros da Linha 4 Amarela do metrô de São Paulo podem se sentir dentro da Barbieworld 👛 Apenas o 3º Carro do Metrô 412 da Linha 4 Amarela está decorado! 👚 Aproveita pra deixar aqui nos comentários o que você achou dessa divulgação nos Metrôs de São Paulo 🙂 🧍🏼♀️Barbie estreia dia 20 de Julho, exclusivamente nos cinemas #metro #sp #barbie #rosa #pink #linha4amarela #viaquatro #saopaulo ♬ Hi Barbie Hi Ken Barbie Movie Only In Theaters - Barbie Movie
(Fonte: TikTok/@sarubbixz)
A CPTM, companhia de trens de SP, colaborou com a divulgação do longa-metragem. Em suas postar redes sociais, postou a transformação de alguns de seus trens, que são todos vermelhos, em cor-de-rosa. Entretanto, essa homenagem foi feita apenas digitalmente, e a pista disso está em uma parte da legenda: “É pedir demais um trem rosa?”
Assista aqui:
@cptm 💖 Hi, Barbie! Já separou seu look rosa? 💖 💕 Dia 20 está chegando e só faltou ser uma #quarta para ser mais que perfeito! 😍 💗 O mundo está mais rosa e os nossos trens não podiam ficar de fora dessa! 💗 💖 É pedir demais um trem rosa e estofados rosa?? 🥺🥺 💖🤳 Assim como você já garantiu o seu ingresso para o filme, não esqueça de já comprar seu bilhete digital para facilitar esse dia tão esperado e não perder tempo em nenhuma fila. 💕 💕 Compartilhe com a sua Barbie favorita. 💗 #cptm #cptmconciente #barbie #pink #rosa #filmedabarbie #trem ♬ Hi Barbie Hi Ken Barbie Movie Only In Theaters - Barbie Movie
(Fonte: TikTok/@cptm)
Também estamos no TikTok!
As ações de marketing nos metrôs ainda são uma estratégia eficiente para atrair e engajar o público. Empresas como a Netflix e Pernambucanas apostaram na criatividade e tematização dos espaços, alcançando resultados notáveis. E você, gostou dessas ações de marketing? Então siga a gente no TikTok para conferir os nossos conteúdos em versão de vídeo:
@veyoungmkt E aí, qual dessas ações no metrô você gostou mais? #agenciademarketing #fypシ #fyp #agenciadigital #marketing ♬ som original - VeYoung